Professores do Instituto de Física da UFMS realizam missão de trabalho no Reino Unido

564
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes- PrInt). (Foto/Divulgação)

Há mais de dois anos em execução na UFMS, o Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes- PrInt) tem fortalecido a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação e proporcionado resultados em conhecimento, produtos e inovações. Além disso, por meio da mobilidade de pesquisadores, abriu portas em instituições de diferentes países.

Professores do Instituto de Física da UFMS realizam missão de trabalho no Reino Unido

Recentemente, por meio do PrInt-UFMS os professores do Instituto de Física (Infi) Cauê Martins e Heberton Wender cumpriram uma missão de trabalho realizada em cooperação com o professor Jesum Fernandes da Universidade de Nottingham. “Realizamos reuniões para discussões e novos direcionamentos relacionados ao projeto Desenvolvimento de nanomateriais para indução de processos oxidativos: aplicações de interesses ambientais, energéticos e da saúde, dentro da temática de conversores de energia”, explica Cauê.

Os pesquisadores do Infi e de Nottingham tem trabalhado no desenvolvimento de conversores de energia que são ativos na presença de luz. “Durante a visita, apresentamos resultados e estratégias para futuros projetos para os pesquisadores Jesum Fernandes, Anabel Lanterna e Andrei Khlobystov, que é renomado na área de nantomateriais. Eles, inclusive, demonstraram interesse em continuar a cooperação para além do Capes-PrInt”, ressalta Cauê.

Professores do Instituto de Física da UFMS realizam missão de trabalho no Reino Unido

Os professores Khlobystov e Jesum convidaram Cauê e Heberton para uma reunião sobre um projeto de grande porte relacionado à construção de eletro e fotocatalisadores de resolução atômica, que incluiu a participação de importantes cientistas das Universidades de Nottingham, Cardiff, Birmingham e Cambridge. “A missão deu visibilidade às atividades desenvolvidas pela UFMS no Instituto de Física, dentro do Capes-PrInt e incluiu a UFMS em discussões com renomadas instituições de pesquisa do Reino Unido”, comenta Cauê. “Nossa inclusão nestas discussões mostra que temos condições de transferir know-how para as melhores universidades do mundo. Não conseguimos concorrer com equipamentos e infraestrutura, mas concorremos com boas ideias”, acrescenta.

Professores do Instituto de Física da UFMS realizam missão de trabalho no Reino Unido

A Universidade de Nottingham possui equipamentos no estado-da-arte para síntese e caracterização de materiais. Em contrapartida, os professores do Infi, publicam no estado-da-arte no que diz respeito a conversores de energia excitados por luz. “A missão realizada teve êxito para viabilizar novas parcerias, inclusive firmar uma futura cooperação para mobilidade de estudantes, e fortalecer a já existente”, avalia Heberton.

Capes-PrInt na UFMS

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Maria Lígia Macedo, a UFMS foi uma das 36 instituições que conseguiram aprovar projetos no Capes-PrInt e isso representa uma importante conquista para a Universidade, especialmente, no que se refere a internacionalização. “Nossos pesquisadores e os programas de pós-graduação vêm desenvolvendo um excelente trabalho na jornada da busca por tornar a UFMS uma instituição de excelência e internacionalizada”, diz.

Atualmente, são cinco projetos de cooperação internacional aprovados no Programa nas áreas de Engenharia, Química, Ecologia, Saúde e Física. Todos foram contemplados com missões de professores e acadêmicos em países e também com a vinda de professores estrangeiros a Campo Grande, resultando em uma série de ações como a possibilidade de pós-graduação sanduíche, seminários e palestras, publicações, entre outras. A pandemia da Covid-19 fez com que algumas dessas atividades não pudessem ser desenvolvidas presencialmente e interromperam as missões, mas, com segurança, estão retornando à normalidade.