MS receberá 18,3 mil primeiras doses da vacina Pfizer a imunizar as crianças

382
Vacinação contra a covid. (Foto: Saul Schramm/Gov MS)

O Governo do Estado anunciou no inicio da tarde desta quarta-feira (12), que Mato Grosso do Sul receberá 18,3 mil primeiras doses da vacina Pfizer a imunizar as crianças do Estado. Através da SES (Secretaria de Estado de Saúde), deve receber até sexta-feira ou sábado (15), as doses da vacina infantil da única farmacêutica até então aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A previsão é do Ministério da Saúde que os primeiros lotes sejam enviados aos Estados a partir desta sexta-feira (14).

A quantia inicial é super pequena, mesmo a MS, pois segundo a estimativa do IBGE, Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos. MS irá receber as 18.300 doses para vacinação infantil, sendo 7.268 para crianças indígenas e 9.202 para demais crianças. O Ministério também enviará 1.830 doses como reserva técnica. O Ministério da Saúde informou que o quantitativo a ser enviado a cada Estado pode sofrer alterações, em razão da análise do INCQS, bem como da leitura do monitoramento de temperatura durante o transporte.

Contudo, o titular da SES, Geraldo Resende, mesmo positivo a Covid, mas bem de Saúde devido ter se imunizado, destacou a importância do início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. “Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada e necessário, principalmente na iminência do retorno as aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças logo nos primeiros lotes”, ressaltou.

As doses serão armazenadas no prédio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e serão distribuídas a todos os municípios de forma imediata. A quantidade de doses que cada município irá receber será definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A SES autorizou os municípios a realizarem a vacinação em crianças entre 5 a 11 anos de idade, sem a necessidade de exigência de pedido médico, sendo necessário apenas o acompanhamento por pais ou responsáveis – munidos de documentação da criança.

Com informações SES