11/11/2014 11h30
Importante cidade do Sul de MS, Naviraí faz 51 anos
Da Redação/Dourados News
O município de Naviraí, região Cone Sul do Estado completa nesta terça-feira (11), 51 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data, é realizado desde a última sexta, a 25ª edição da Exponavi (Exposição Agroindustrial de Naviraí). As festividades de aniversário se encerraram na noite de ontem com show gospel do cantor David Quinlan e semifinal e final do rodeio em touros.
Naviraí é o sexto mais populoso de MS, com 50.692 habitantes e quase 16 habitantes por km² em 2014. Além disso, a cidade ficou com o 496º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2014, com índice de 0,0262% e no Estado ficou em sétimo lugar. Há previsão de que Naviraí se torne o quinto município em importância política, populacional, econômica e estrutural de Mato Grosso do Sul nos próximos anos.
BASE ECONÔMICA
Naviraí é o principal centro do Conesul do Estado, região rica em arrecadação de impostos e tem como principal atividade econômica a agropecuária. Com a crise no setor, no entanto, a indústria desponta como alternativa ao município.
A cidade possui várias empresas e cooperativas de grande porte. Usinas de cana de açúcar instaladas, frigoríficos, gerando emprego e renda, além de um comércio forte, que recebe incentivos do poder público.
O município ainda se destaca na agricultura e pecuária. Outro setor que vem crescendo é a agricultura familiar. Várias empresas percebem em Naviraí um campo favorável para a instalação de suas fábricas, pois o município é um grande celeiro de matéria-prima, o que significa um baixo custo de produção. A Associação de Comercial e Industrial de Naviraí possui mais de 400 lojas conveniadas.
Em 2014 o município figura entre os três maiores geradores de empregos do Estado. O município possui vários centros de compras de finalidades variadas. Recentemente várias empresas franquiadas se instalaram na cidade gerando emprego e renda. A construção cível é outro setor que tem despontado no município. Naviraí recebe pessoas oriundas de todas as cidades vizinhas, tornando-se o mais importante centro de consumo da região, o que a faz ser conhecida como “Capital do Conesul”.
A cidade possui duas unidades de conservação ambiental – Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e o Parque Nacional de Ilha Grande. O primeiro está situado na Bacia do Paraná, foi o primeiro parque criado em Mato Grosso do Sul, como medida compensatória da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera possui uma área de 73.300 hectares.




















