Propaganda partidária com ‘Centrão’ no topo terá 11 siglas com maior tempo na TV

609
(Foto: TSE/Divulgação)

A propaganda partidária gratuita, no rádio e TV, que retorna a grade dos MCS (Meios de comunicação Social) em 2022, após aprovação de ‘reforma eleitoral’ no ano passado, terá 11 partidos, entre esquerda, direita e o chamado Centrão, com maior tempo de inserção nos MCS . O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (27), o tempo que terão de ‘comercial’, estas siglas, da elite, entre os cerca de 40 partidos no Brasil. Outras 12 agremiações secundárias, completam um total de 23 que conseguiram atingir coeficiente para ter direito a entrar no ‘comercial dos partidos’.

A dezena partidária reunida terá 220 minutos da grade de programação, sendo que o chamado Centrão, partidos que orbitão no espectro político de acordo com demandas ‘especificas’ ao Poder vigente, é o que terá maior trânsito, com quatro representantes. Os 11 divididos, mas todos terão disponíveis 20 minutos e mais 40 inserções/flashs, nos dois meios de comunicação durante o primeiro semestre deste ano.

Conforme o TSE, via portaria publicada já na terça-feira (25), as legendas com mais tempo serão: PL, PP, PSD, Republicanos, do Centrão. Os demais são PT, PDT, PSB, do campo progressista/esquerda, e, DEM, MDB e PSDB, do campo da Direita. Fechando, tem PSL, único da extrema direita, que figura ainda como um dos grandes devido a última eleição, onde elegeu Jair Bolsonaro, presidente e uma bancada grande de parlamentares, apesar de muitos já terem ou estão de saída da legenda, devido a troca de Bolsonaro pelo PL.

A Justiça Eleitoral usou o desempenho das legendas nas eleições gerais de 2018 para distribuição do tempo, além de eventuais retotalizações de votos para a Câmara dos Deputados, fusões e incorporações de legendas. No total, foram distribuídos 305 minutos de veiculação e 610 inserções aos 23 partidos, que cumpriram os requisitos. Na propaganda gratuita, os partidos devem cumprir a legislação eleitoral e veicular conteúdos que difundam os ideais partidários, mensagens aos filiados, temas de interesse da sociedade e promoção da inclusão na vida política do país.Propaganda partidária com 'Centrão' no topo terá 11 siglas com maior tempo na TVPropaganda partidária com 'Centrão' no topo terá 11 siglas com maior tempo na TV

Não é a campanha de eleição

O tempo acima citado, definido pelo TSE não tem relação com a propaganda eleitoral destinada à apresentação dos candidatos que vão concorrer às eleições de outubro.

O horário eleitoral gratuito das ‘eleições 2022’, terá início somente em agosto.