Grupo de Estudo debate projeto cicloviário com prefeito Murilo Zauith

203

11/11/2014 12h15

Grupo de Estudo debate projeto cicloviário com prefeito Murilo Zauith

Assessoria

O presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) Antônio Nogueira esteve na manhã desta terça-feira, dia 11 de novembro, no gabinete do prefeito Murilo Zauith, acompanhado do servido público Franz Mendes e do geógrafo Henrique Ribeiro, que integram o grupo que estuda a implantação de projeto cicloviário no município.

O objetivo da reunião com o prefeito foi debater os aspectos técnicos do projeto e buscar o apoio da administração municipal na sua execução. Ao prefeito, a equipe apresentou um anteprojeto de ciclovias elaborado na administração do ex-prefeito Laerte Tetila e que já contempla parcialmente as ruas de diversas regiões de Dourados, incluindo a região central.

A próxima etapa é adequar este projeto antigo à atual planta urbana da cidade. “É preciso fazer uma readequação do projeto e dividir a execução em etapas. Nossa ideia é criar um sistema multimodal, articulado com as linhas de ônibus do município”, destacou Franz Mendes. Uma das propostas é criar dois terminais para articulação entre as ciclovias e o transporte coletivo. Com a adequação do projeto, o grupo espera angariar recursos por meio do PAC das ciclovias, já anunciado pela presidente Dilma Rousseff.

O prefeito citou projetos parecidos que já foram executados nas avenidas Afonso Pena, em Campo Grande, e Paulista, em São Paulo. Murilo Zauith encaminhou o grupo para debater o assunto com o engenheiro Mário Edson de Barros Junior, que juntamente com sua equipe deverá adaptar o anteprojeto à nova realidade urbana de Dourados e de acordo com as normas do Ministério das Cidades.

O projeto cicloviário de Dourados tem como objetivo criar e interligar faixas exclusivas para ciclistas em diversos pontos da cidade. A proposta engloba vias que unam todo o município desde as regiões periféricas até o centro de Dourados, proporcionando mais segurança e evitando acidentes. A Aced tem sediado as reuniões do grupo, que é formado por representantes de associações e entidades do município, além da comunidade em geral.

Avenida Marcelino Pires tem faixa exclusiva para ciclistas aos domingos - Foto: Arquivo/A.Frota