Em pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, demostra que o número de pessoas endividadas na Capital, apresentou queda no mês de janeiro.
O índice divulgado em dezembro de 2021 somou 63,3 %, o apresentado em janeiro deste ano ficou em 61,9%, desencadeando retração de 1,4 %. O menor nível divulgado no ano passado foi registrado em fevereiro, quando registrou 59,3 %.
Também caíram os indicadores de inadimplência, os que informaram estar com contas em atraso passaram de 33,6% a 32,5% e o índice dos que informavam que não teriam condições de pagar ficou estável, em 13,5%.
“É um movimento esperado nos primeiros meses do ano porque muitas pessoas aproveitam o décimo terceiro salário para organizar a vida financeira e iniciar o ano com crédito”, observa o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Edison Araújo.
A pesquisa sazonal de intenção de compras para o Natal do IPF-MS mostrou que 44,90% dos entrevistados iriam receber o 13º salário, sendo que 22,70% tinham intenção de guardar o recurso; 18,20% usar para pagar contas a vencer, e 17,50% para pagar as contas em atraso.
Conforme a pesquisa da CNC, o cartão de crédito segue como principal meio de endividamento, apontado por 64,6% dos entrevistados, seguido dos carnês (20,4%) e financiamento da casa (12,3%).
São consideradas dívidas cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.











