O distrito de Rochedinho, em Campo Grande, ganhará um posto de Apoio ao Produtor a partir da quarta-feira (30). O local será administrado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), tendo como objetivo ampliar e melhorar o atendimento às famílias de produtores locais.
O espaço destinado a receber os produtores será anexo à Escola Municipal Barão do Rio Branco, levando em consideração que cerca de 80% dos alunos pertencem a famílias de agricultores instaladas em propriedades na região.
“Nossa proposta é realizar um levantamento para saber quais culturas agrícolas deverão ser privilegiadas no processo de transmissão de conhecimentos a esses alunos”, informa o superintendente do Agronegócio da Sidagro, agrônomo João Duarte. “Fomentando cadeias produtivas poderemos fortalecer o processo de sucessão familiar, evitando o êxodo rural no Distrito”, concluiu.
A proposta de trabalho prevê ainda a presença de um técnico da Agraer no Posto Avançado, por pelo menos duas vezes por semana, visando orientar os produtores quanto aos temas que envolvem o fortalecimento da produção agropecuária. “Por meio da parceria com a Agraer, os produtores da região terão acesso facilitado aos projetos voltados ao crédito rural e assistência técnica”, pontuou João Duarte.
Técnicos da Sidagro realizaram recentemente reuniões com professores da Escola Barão do Rio Branco, que foram preparados para atender as necessidades dos alunos e de suas famílias com a nova visão de escola agrícola, que conta atualmente com 160 alunos. Entre as cadeias produtivas fomentadas no local segue em desenvolvimento a piscicultura, que já está iniciada em Rochedinho.
Na região do Distrito de Rochedinho existem 3 assentamentos agrícolas: Vale do Sol, Beleza Pura e Só Alegria, onde vivem cerca de 200 famílias produzindo e comercializando os resultados da produção. Os produtores recebem apoio técnico e financeiro da Sidagro, fomentando essa cadeia que poderá ser importante na geração de emprego e renda.