Está definido! A população poderá conhecer o Bioparque Pantanal a partir do dia 1º de maio, sendo que os agendamentos – necessários para o ingresso no monumento turístico – serão abertos a partir do dia 22 de abril, quando vai ao ar o site oficial do aquário. A entrada no monumento será gratuita até o final do ano para todos.
De acordo com o Governo do Estado, que está responsável pela gerência do local desde a desistência do Grupo Cataratas no final do ano passado, através do site o cidadão poderá ter acesso a agenda e o cronograma de visitação. Os interessados em visitar o aquário terão que preencher um cadastro com informações como nome, CPF, e-mail, se possui deficiência e ainda se tem ligação à alguma instituição.
Depois do cadastro, será gerado um voucher contendo a data e horário da visita. O check in será feito na bilheteria do Bioparque através de um leitor de QR Code, em seguida, o visitante receberá uma pulseira. A capacidade diária de visita no aquário é de 300 pessoas.
As visitas serão realizadas pelos seguintes segmentos: escolas, que ficará a cargo da SED (Secretaria de Estado de Educação); trade turístico, a critério da FundTur (Fundação de Turismo); público geral e institucionais, que seguirão a sequência de cadastros no site.
O horário de funcionamento, a partir de maio, será de segunda a sexta, das 7:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:30, além do sábado, das 7:30 as 11:30. O Bioparque Pantanal está localizado no Parque das Nações Indígenas, com a entrada pela Avenida Afonso Pena.
Bioparque já recebeu primeiros visitantes
Dois dias após ser inaugurado, o Bioparque Pantanal recebeu a prmeira excursão oficial. Estudantes da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, de Campo Grande, passearam na quarta-feira (30) pelo aquário e ficaram encantados com a dimensão, o colorido e a diversidade de peixes expostos no local.
O grupo, formado por 300 alunos do 1º, 2ª e 3º Anos, desfilou pelos corredores acompanhado por um guia que foi explicando todos os detalhes de cada aquário do complexo, que é considerado o maior de água doce de todo o mundo.
Ao todo, são 19 mil m² de área construída e um centro de referências em pesquisas com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. A estrutura foi inaugurada com 12 mil peixes e répteis, mas o número será ampliado. A capacidade é de 30 mil animais.
Os alunos aprovaram o Bioparque e descreveram a experiência como algo incrível e fantástica. “Estou achando muito bom, maravilhoso! Está sendo um privilégio ser um dos primeiros a conhecer. É a melhor coisa do mundo! Muito lindo, muito lindo, muito lindo! Perfeito!”, disse Yago Luiz, aluno do 1º ano.