Estado recebe reforço de quase 500 mil doses para campanha de multivacinação

189

Publicado em 14/09/2017 17h50

Estado recebe reforço de quase 500 mil doses para campanha de multivacinação

O dia “D” será no próximo sábado. As vacinas são para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Da redação

O estado recebeu reforço de 486,1 mil doses de vacinas, conforme informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14), que serão utilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação. Deste total, 266,4 são doses extras para atender maior procura até o dia 22, quando se encerra a campanha.

A partir de sábado, os postos de saúde disponibilizarão 21 vacinas contra doenças ainda não eliminadas e, por isso, que representam riscos a quem não estiver imunizado.

“Todos os dias são dias de vacina, mas este sábado é uma excelente oportunidade para incluir, no programa da família, a ida aos postos de saúde e verificar a situação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes”, afirmou o ministro da Saúde Ricardo Barros.

O governo espera aproximadamente 47 milhões de crianças com menos de cinco anos, de nove anos e adolescentes de dez a 15 anos incompletos. Mais da metade (53%) desse público já deveriam estar com o seu calendário de vacinação completo, de acordo com o o Ministério da Saúde.

A ação envolverá 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde ainda distribuiu aos postos de saúde 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha.

A CAMPANHA

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no dia 11 de setembro e segue até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação. Ao todo, 350 mil profissionais participam da ação. No próximo sábado (16) será realizado o Dia D da campanha, quando postos de saúde estarão abertos em todo o país.

De acordo com o ministério, de janeiro a agosto deste ano, foram enviadas a todas as unidades da Federação 143,9 milhões de doses de vacinas de rotina. Para a campanha, foram enviadas 14,8 milhões de doses extras.

A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Segundo o ministério, 53% não estão com a vacinação em dia.

O Ministério da Saúde promove o Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes no próximo sábado (16)Marcello Casal Jr/Agência Brasil