Essa terça-feira (05) foi de muito movimento para os policiais militares ambientais. Em 24 horas foram dois tucanos, um macaco-prego, um jabuti e um veado socorridos em diferentes cidades de Mato Grosso do Sul.
No final da manhã, em Bela Vista, a equipe foi chamada para capturar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) um Ramphastos toco (tucano) que teria caído no pátio. Os funcionários perceberam que o animal estava com problema para voar e solicitaram a captura da ave.
A equipe foi rapidamente ao local e, com um puçá, fez o resgate e o levou para atendimento médico veterinário. Assim que os médicos veterinários a liberem, a ave será encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.
A equipe encaminhou o jabuti para veterinários da Clínica Estimação, que sempre apoiam a PMA. O médico veterinário Darwin Miguel Fernandes estabilizou o casco do animal com uma resina especial, estancando o sangramento. Logo que teve alta, o réptil foi encaminhado para a fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no município de Itaquiraí, a qual possui um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde ficará em ambiente apropriado até à soltura.

Na manhã desta terça, em Naviraí, um jabuti (Chelonoidis carbonária) foi encontrado ferido após ter sido vítima de um atropelamento na rodovia MS 489, a 15 km da cidade. Os policiais encontraram o bicho que estava com o casco dilacerado e sangrando.
Na cidade de Bonito, também nesta terça, foi feito o resgate de um veado, que tinha sido atropelado na rodovia MS-178, a 10 km da cidade. Os policiais foram ao local e resgataram o animal, uma fêmea adulta, que apresentava ferimentos na cabeça, porém, não estava em estado grave de saúde.
O animal foi encaminhado para atendimento veterinário no Aquário do Pantanal, em Bonito, e continua sob cuidados veterinários e assim que estiver com a saúde estabilizada será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. Porém, dependendo se o laudo dos profissionais indicar que o animal pode ser reintroduzido, a PMA o soltará no seu habitat natural na região.
Na segunda-feira (04), em Dourados, um outro tucano já havia sido capturado por outra equipe da PMA. Na ocorrência, a ave tinha caído no pátio de uma agência dos correios, localizada no Distrito de Vila Formosa, em Dourados.
Ainda na tarde de ontem, mas em Campo Grande, no bairro Maria Aparecida Pedrossian, uma fêmea de macaco-prego (Sapajus apella) foi encontrada doente com ferimento à margem da mata que margeia o bairro. O animal silvestre ainda estava com o filhote no dorso.