Van do Juizado Especial do Trânsito vai ‘desafogar’ trabalho da PM

547

20/11/2014 16h00

Van do Juizado Especial do Trânsito vai ‘desafogar’ trabalho da PM

Dourados News

Entregue hoje em cerimônia realizada no Fórum de Dourados, a van que vai trabalhar a serviço do Juizado Especial do Trânsito deve diminuir o volume de atendimentos que hoje é feito imediatamente pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar.

Acionada pela própria PM quando chegar ao 190 uma ocorrência sem vítimas ou por meio do telefone disponibilizado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que ficará com a equipe do plantão que vai trabalhar no veículo, a van irá até o local do acidente para promover uma ação de conciliação na hora, caso as partes concordem.

“Atualmente nos acidentes de trânsito que envolvem indenização as pessoas procuram registrar ações uma semana depois ou mais. A diferença dessa van é isso, ficam servidores de plantão para fazer o atendimento na hora. O acidente acontece, a pessoa telefona para a central do plantão e o veículo se desloca para atender”, explicou o juiz da 1ª Vara do Juizado Especial, Waldir Marques.

Presente na solenidade, o comandante do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente coronel Ary Carlos Barbosa, comentou a ‘ajuda’ que a van vai dar na demanda crescente de acidentes registrados na cidade.

“Esse trabalho vai desafogar os atendimentos porque a grande maioria dos acidentes são sem vítimas e às vezes a pessoa fica esperando a viatura ir lá, liberar o local, fazer os levantamentos. Então o processo será bem mais rápido e deixará mais policiais disponíveis para as ocorrências mais graves”, explicou o comandante.

A van do Juizado Especial de Trânsito foi entregue e deve entrar em funcionamento até o dia 1 1º de dezembro, segundo estimativa do desembargador e presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Marcos André Hanson.

“Dependemos da finalização do treinamento da equipe, mas isso deve se desenvolver bem rápido”, disse ele, completando também a importância do novo serviço na ajuda no controle do que acontece no trânsito de Dourados. “Realmente facilita o trabalho da Polícia Militar. As ocorrências são resolvidas na hora e só chegarão ao Fórum no caso das partes não aceitarem acordo de jeito nenhum. A equipe terá, inclusive, um levantamento de custos dos danos para poder projetar os valores que poderão ser impostos aos acordos. É um avanço importante”, avaliou o desembargador.

A equipe que vai trabalhar na van do Juizado do Trânsito será formada por um motorista, um servidor, um conciliador e um policial militar. O telefone para o qual as pessoas que se envolverem em acidentes sem vítimas poderão ligar é o (67) 8462-8243 que vai atender das 7h às 19h de segunda-feira a domingo.

O dia exato em que a van vai começar a circular pela cidade ainda será divulgado. “Isso é ótimo para a população porque muitas pessoas que têm seus prejuízos acham que é difícil entrar com uma ação na Justiça, mas essa van vai agilizar”, finalizou Marques.

Juízes do Fórum de Dourados durante a entrega oficial da van que vai atender casos de acidentes sem vítimas no momento em que acontecerem com o objetivo de promover acordos imediatos entre as partes (Foto: Thalyta Andrade)

Foto Dourados News