Capital antecipa segundo grupo da vacinação contra Gripe com baixa procura dos Idosos

510

A prefeitura de Campo Grande antecipou em uma semana o inicio do segundo grupo e amplia público que poderá já se vacinar contra o vírus da Influenza-gripes. A campanha que iniciou a quase um mês para idosos, chegando aos 60 anos, e, trabalhadores da saúde, a partir desta terça-feira (26), já atingirá as crianças, gestantes e puérperas, que podem se imunizar em todos os postos de saúde da Capital. A antecipação também reflete a estranha baixa procura neste ano, pela imunização, que não passou dos 10% do primeiro grupo alvo.

A crianças devem estar entre 6 meses e até completar os 5 anos, gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto, é que também poderão se vacinar contra a Influenza. Estes públicos fazem parte da segunda etapa da campanha que iniciaria na semana que vem, conforme calendário do ministério da Saúde. Mas, como o município também tem autonomia, de acordo com a demanda, a campanha está sendo antecipada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde)

Conforme o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, estima-se que cerca de 30 mil pessoas façam parte destes três grupos, e a estratégia é vacinar tanto as crianças quanto as mães que vão nas unidades de saúde. “Muitas vezes a mãe é gestante ou acabou de ter bebê e tem que levar o filho mais velho para vacinar, assim ela vai só uma vez até o posto e já se imuniza também”, explica o titular da Sesau.

A campanha continua para o público anterior e remanescente, que até está em baixa procura ou ainda não atingiu um patamar como nos anos anteriores. Assim, além destes três novos públicos, podem se imunizar também os idosos, com 60 anos ou mais, e pessoas que trabalhem na área da saúde – para este grupo, é necessário comprovação de profissão, através de cartão do conselho, ou uma declaração por escrito da empresa onde atua. 

Baixa procura

Desde o início da campanha, em 04 de abril, apenas 10% do público alvo recebeu a vacina, totalizando 31.898 doses aplicadas na Capital, número este muito inferior ao registrado em anos anteriores. “Nossa meta é vacinar 95% de cada um dos públicos, e a campanha vai até dia 03 de junho, mas em anos anteriores, estes dois primeiros grupos – de idosos e trabalhadores da saúde – não perdiam tempo e iam se imunizar”, relembra o titular da pasta. 

Para se proteger contra Influenza, basta procurar qualquer uma das 72 unidades de saúde da Capital, uma vez que a vacina está disponível em todas as salas de vacina da cidade. 

Covid-19 

Como o Enfoque MS noticiou mais cedo, a vacina que previne contra a Covid-19 segue disponível em mais de 40 pontos de imunização nas sete regiões da Capital. A primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue e disponível para todas as pessoas de 12 anos ou mais e para o público infantil, de 05 anos ou mais.  A criança que tomou a Pfizer pediátrica até o dia 01 de março já está apta a receber a sua segunda dose, assim como aquelas que tomaram a primeira dose de Coronavac até o dia 29 de março.