SES autoriza crianças menores de 5 anos a serem vacinadas contra Influenza

357
Vacinação de crianças contra a covid-19 na UBS 5 de Taguatinga Sul (Foto: José Cruz - AB)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) anunciou nesta terça-feira (27, que todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, já estão autorizados a vacinar crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade contra a Influenza. A antecipação se deu por conta da baixa procura pela vacina, entre primeiro grupo com idosos e trabalhadores da Saúde, que também segue a imunização.

Já a partir do próximo dia 30, quando acontece o Dia D de Vacinação contra a Influenza no Estado, todos os municípios farão as suas próprias estratégias. Então, idosos, profissionais de saúde e agora – as crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis –, podem procurar uma unidade de saúde ou local destinado para o Dia D de Vacinação.

A coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Goldfinger, ressalta que desde o início da campanha realizada no dia 4 de abril, a cobertura vacinal atingiu apenas 10,5% da meta vacinável de 90% no Estado.

Segundo ela os profissionais de saúde devem ofertar de forma simultânea a vacina contra o sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Ana Paula ainda destaca que de acordo com o quantitativo de doses recebidas serão elencados novos grupos.

A população estimada apta a se vacinar contra a Influenza é de 1.048.221. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 220 mil doses de imunizantes e já foram aplicadas 78.102 doses, correspondendo a 9,90% de cobertura vacinal.  Do grupo prioritário, a cobertura vacinal em idosos está em 17,7%, trabalhadores de saúde 16,5% e crianças 0,6%.