A Prefeitura de Campo Grande promove nesta semana, em diferentes regiões da Capital, a peça de teatro “O Banquete do Gigante”, a partir desta segunda-feira (9) até sexta-feira (13). O projeto será realizado no período matutino e vespertino, em ação coordenada pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e de Educação (Semed). Veja abaixo a programação e onde estará as apresentações, que além de beneficiar os alunos diretamente, terá ainda uma exibição extra no Teatro de Arena da Orla Morena, aberta ao público, na quinta-feira (12), às 19 horas.
A peça ‘vem de fora’ com um grupo responsável por trazer este trabalho à Capital, sendo composto por uma equipe de artistas, arte educadores e psicólogos. Os profissionais visam apresentar às crianças temas que são extremamente importantes e atuais para a sociedade, como a preservação do meio ambiente, desnutrição, bullying, trânsito nas cidades, avanços e contradições da tecnologia e mais.
“O espetáculo busca despertar nas crianças o prazer e o gosto pela dramaturgia, realizando encenações interativas, baseadas em cartoons, e com recursos lúdicos que incluem números musicais e coreografias. A história foca na consolidação de valores como cidadania, respeito, liberdade, criatividade, autonomia e, principalmente, a imaginação – além de trabalhar conceitos de uma alimentação mais saudável”, anuncia a companhia teatral Turma da ação. (Mais informações podem ser obtidas no @turmadaacao).
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, destacou a importância do projeto para a Rede Municipal de Ensino. “Para muitas dessas crianças, o teatro ainda é uma coisa distante e de difícil acesso, então é fundamental dar continuidade ao trabalho dessa gestão, que desde o primeiro dia tem buscado democratizar a cultura em Campo Grande”, disse.
Ressocializar após pandemia
A secretária de Educação, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, comentou sobre os reflexos do fim das medidas de isolamento social na realização de eventos como esse. “Neste período de retomada integral das atividades escolares, pós-pandemia, é importante que nossos alunos voltem a ter contato e também acesso à cultura. Levar apresentações para dentro das escolas proporciona momentos de descontração e também de aprendizado. E com certeza deixa nossas crianças felizes”, pontuou.
O enredo
Em mais uma aventura, a Turma da Ação desta vez está em um acampamento de férias com uma missão muito importante: escolher o que será servido no almoço do dia seguinte para todos do acampamento. São muitas opções: hambúrguer, batata frita, pizza, hot-dog, sorvete ou bolo de chocolate com Nutella. São tantas possibilidades deliciosas que será difícil escolher!
Porém, será que essa é a melhor alimentação que eles podem propor? Parte da turma acha que sim, a outra acha que não. Enquanto estavam em volta da fogueira, decidem contar uma história. Nada de príncipes, princesas, bailarinas ou histórias de terror (os meninos morrem de medo).
Escolhem então a história de um gigante que vive em GIGATON. É nessa história, cheia de fantasia, ação e aventura, que eles entenderão a importância da alimentação saudável. E você, está com fome? Não deixe de participar desta aventura deliciosa.
Confira a programação:
SEGUNDA-FEIRA – 09/05
Escola Municipal Iracema Maria Vicente
Rua Rotterdan, 2.053, Bairro Rita Vieira
Horários: 8h e 10h
TERÇA-FEIRA – 10/05
Escola Municipal Arlindo Lima
Rua Barão do Rio Branco, 2.469, Centro
Horários: 9h30 e 15h30
QUARTA-FEIRA – 11/05
Escola Municipal Oneida Ramos
Rua Professora Odete Trindade Benites, s/n, Bairro Jardim Campina Verde
Horários: 8h e 14h
QUINTA- FEIRA – 12/05
Escola Municipal de Educação Infantil Clotilde Chaia
Rua Aracajú, 50, Bairro Jardim Imá
Horário: 9h
Teatro de Arena da Orla Morena
Horário: 19h
SEXTA-FEIRA – 13/05
Escola Municipal Antonio José Paniago
Rua Romulo Cappi, 262, Bairro Jardim Itamaracá
Horários: 8h e 14h





















