23.8 C
Campo Grande
sábado, 10 de maio, 2025
spot_img

Efeito de iluminação faz móveis ‘flutuarem’ na decoração de casa

25/11/2014 17h00

Efeito de iluminação faz móveis ‘flutuarem’ na decoração de casa

UOL

Um novo recurso utilizado na decoração parece enganar muitas pessoas. Chamada de iluminação de efeito, essa técnica faz parecer que objetos e móveis estão flutuando, deslocados da superfície. Além de original e criativo, esse efeito pode deixar sua casa superdiferente e, de quebra, mais charmosa.

Como criar o efeito

De acordo com Nathália Otoni e Luciana Araújo, arquitetas do escritório Óbvio Arquitetura, o recurso funciona projetando um recuo na base do mobiliário para que seja embutida uma iluminação. “E é essa luz que cria o efeito visual de que os objetos estão suspensos, flutuando”, explicam.

Já a arquiteta Ivana Seabra prefere usar a fita de LED em seus projetos. “Além de durar mais tempo, as fitas de LED são mais finas e se camuflam bem nos mais variados objetos como cama, arandela, armário e outras, proporcionando um lindo efeito”, afirma.

A designer de interiores Iara Santos prefere utilizar lâmpadas fluorescentes. “A lâmpada fluorescente tubular tem uma iluminação mais intensa e isso faz com que esse efeito fique em maior evidência. Ao projetar o móvel, eu já insiro braçadeiras que vão segurar essas lâmpadas para escondê-las no móvel”, indica.

No entanto, não importa de que forma que você prefirar criar esse efeito, basta escolher aquele que seja mais viável e agrade seu bolso.

Onde usar a iluminação de efeito

O recurso pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa, tanto em móveis e objetos quanto nas paredes. “Esse tipo de iluminação proporciona mais sofisticação, leveza aos ambientes e dão mais destaque aos objetos”, pontua Iara.

Ainda é importante lembrar que utilizar esse efeito com exagero não é uma boa ideia. “Não é legal abusar demais desse recurso, pois aquilo que seria algo de destaque fica banalizado na decoração”, revela Ivana.

Outro detalhe importante é em relação à escolha do tom da luz. “Jamais misture cores diferentes de luz para criar essa sensação. O ideal é apenas um tom, que pode ser mais frio ou mais quente, dependendo do projeto”, finaliza Ivana.

(Foto: Rodrigo Marcandier/Projeto Óbvio Arquitetura)

(Foto: Daniel Mansur/ Projeto Iara Santos)

Fale com a Redação