Os servidores públicos estaduais em Campo Grande, e outros seis municípios de Mato Grosso do Sul, não terão o feriado municipal de dia de Santo Antônio, na próxima segunda-feira (13). Mas, para não perder, eles ganharão mais, um feriadão, com emenda do feriado nacional de Corpus Christi, que também cai na próxima semana, na quinta-feira (16). Assim, a sexta-feira (17), será de emenda em ponto facultativo, o que até já era esperado, e que se prolonga com o fim de semana para proporcionar os quatro dias.
Conforme o governo do Estado, “considerando a celebração de Corpus Christi, em 16 de junho, o governador Reinaldo Azambuja decretou que o ponto facultativo municipal de Santo Antônio será na sexta-feira, 17”.
Com isso, haverá expediente normal na segunda-feira nos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual ante o Dia de Santo Antônio, que é comemorado em 13 de junho, sendo feriado municipal em sete municípios de Mato Grosso do Sul.
Assim, para as repartições públicas de Batayporã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Terenos, o ponto facultativo será em 17 de junho. As exceções são as unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.
Confira a publicação no Diário Oficial desta terça-feira
Aos religiosos ou de tradições
Os católicos e mesmo para muitos não religiosos, o Santo Antônio é um ícones da Igreja Católica mais conhecido e ou popular, sendo o primeiro santo na lista, ficando no Brasil, atrás somente das denominações de Nossa Senhora – Aparecida, de Fatima e Perpetuo Socorro.
Sua popularidade vem de que Santo Antonio é conhecido, venerado e rezado como protetor dos casamentos, das coisas perdidas e dos pobres.