26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 2 de maio, 2025
spot_img

Escola Estadual Joaquim Murtinho completa 100 anos de fundação

Foi com muita festa, reencontros entre ex-alunos e ex-professores e também com diversas declarações de amor de quem um dia passou pelo prédio onde hoje abriga a Escola Estadual Joaquim Murtinho. Localizada bem no centro de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, o local completou nesta semana 100 anos de história e se tornou o primeiro colégio público centenário da cidade. Atualmente, são 1.430 estudantes que cursam o Ensino Médio na escola e que participaram de uma programação especial, com declamação de poemas, apresentações artísticas e da banda de percussão da própria instituilção de ensino.

O imóvel foi projetado pelo engenheiro e arquiteto Camilo Boni e inaugurado em 1922, mas com um nome diferente do atual: Normal Joaquim Murtinho. Ainda nos seus primeiros anos de funcionamento, era destinada exclusivamente à formação de professores e o prédio pertencia ao Grupo Escolar de Campo Grande, além disso, alguns registros indicam que também era dada aulas para a formação básica de crianças até 1940. O local foi demolido em 1974 para construção de uma nova escola. 

Atualmente, o prédio conta com dois andares e um total de 28 salas. Além disso, a escola estadual é reconhecida pelo alto padrão de rendimento escolar, com a atenção voltada apenas a estudantes de Nível Médio, mas possui também uma única turma do 9° ano do Ensino Fundamental. Por ano, a instituição coloca, em média, 600 a 700 alunos no mercado acadêmico e de trabalho. Dos 1.430 estudantes matriculados este ano, cerca de 530 estão no terceiro ano do Ensino Médio.

Durante o evento de celebração, realizado na manhã de hoje, foi feita a retirada da cápsula do tempo que havia sido enterrada na escola pelos alunos da turma de 2017, inclusive, alguns deles estiveram presentes para reler as cartas deixadas por eles há cinco anos. Nas redes sociais, alunos, professores e pessoas que fizeram parte da Escola Joaquim Murtinho também celebraram a marca centenária “100 anos da Escola Estadual Joaquim Murtinho em Campo Grande MS, formando mais de 500 mil alunos e ajudando formar a população sul-mato-grossense”, postou o perfil oficial da Escola Estadual Joaquim Murtinho, que administrada pela Secretaria do Estado de Educação (SAD).

Nos comentários, entre diversos alunos, um professor comentou que desde 2006 faz parte do quadro de professores da escola. “Mais que um prédio, um lugar, um patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul e da sociedade campo-grandense. Tenho muito orgulho de poder fazer parte dessa história de 100 anos”, escreveu o educador. Ainda pela rede social, foi publicada uma série de imagens que conta a história da escola (clique aqui para acessar).

Escola Estadual Joaquim Murtinho completa 100 anos de fundação
Escola Estadual Joaquim Murtinho (Foto: Redes Sociais/Reprodução)
Fale com a Redação