A seleção ocorrerá por meio de Análise de Títulos, segundo IBGE
Neste segunda-feira (1º), termina o prazo de inscrição para novo processo seletivo simplificado para contratação de trabalhadores temporários para o Censo 2022, conforme edital divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quinta-feira (28).
Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher formulário de inscrição, disponível no site do IBGE, e depois comparecer pessoalmente no município de interesse, conforme endereço descrito no quadro de vagas. Antes de se inscrever, o interessado deverá tomar conhecimento do disposto no edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
Como pré-requisito para a função, o candidato deverá ter, no mínimo, idade de 18 anos e ensino fundamental completo.
Não haverá cobrança de taxa no ato da inscrição.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
A seleção será feita por meio de análise curricular e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de agosto. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.
Censo 2022
Em Mato Grosso do Sul, outros 2,5 mil recenseadores já foram contratados e estão em treinamento para o início dos trabalhos.
A coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 terá início nesta segunda-feira (1º), dois meses após o prazo previsto anteriormente pelo IBGE.
+ IBGE lança Censo Demográfico nesta segunda-feira
A data originalmente prevista era 1º de junho, mas precisou ser alterada devido à mudança da banca responsável pelo concurso que pretende contratar mais de 200 mil trabalhadores temporários para as operações do Censo.
O Censo é considerado o trabalho mais detalhado sobre as características demográficas e socioeconômicas da população brasileira.
O Censo 2022 contará com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários.
Além da presencial, haverá as opções pela internet e pelo telefone. As duas abordagens alternativas, contudo, não dispensarão algum contato presencial.
Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que irá cadastrar email e celular.
Nessa modalidade, o morador terá sete dias para preencher o questionário.
Já a coleta por telefone será uma solução nos casos em que os moradores não forem encontrados na residência durante a visita do recenseador, diz o IBGE.
Essa modalidade poderá ser utilizada também quando o informante não puder receber o agente no momento da entrevista.
Assim, poderá ser feito um agendamento para a coleta presencial das informações ou por telefone.





















