16.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

O Qatar 2022 será a última Copa do Mundo de Neymar?

A carreira internacional de Neymar tem sido certamente interessante. Tendo entrado em cena no Brasil para o Santos, a virada da década viu o adolescente complicado se tornar uma das perspectivas mais procuradas em todo o futebol europeu. Os vídeos da Internet chegaram aos milhões enquanto o garoto de Mogi das Cruzes com os pés deslumbrantes envergonhava os defensores em sua terra natal – ritmo, força central, produto final, ele parecia ter tudo isso.

Havia uma inevitabilidade sobre a mudança de Neymar para a Europa, e no verão de 2013, ele finalmente chegou a um acordo com Barcelona. Apesar da incerteza sobre seus honorários, que acabariam se revelando como mais do que os catalães haviam anunciado inicialmente, Neymar tinha chegado. E embora sua primeira campanha no La Liga fosse uma campanha sem brilho, ele ainda foi para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil com o peso do país sobre seus ombros.

Infelizmente para Neymar, ele se desmoronou sob a pura pressão das expectativas. Tendo conquistado uma reputação teatral, muitos temiam ofuscar suas atuações, mas depois de alguns anos o Brasil parecia estar à altura de sua reputação como favorito dos torneios com sites de Apostas online Betfair. No entanto, uma lesão nas costas sofrida na vitória sobre a Colômbia significou que Neymar só pôde assistir com horror à derrota da Seleção na semifinal contra a Alemanha por 7-1.

A próxima Copa do Mundo teve mais da mesma decepção. O Brasil saiu da Rússia nas quartas de final com uma derrota para a Bélgica. É difícil identificar exatamente o que deu errado, mas você sempre sentiu após a derrota para a Alemanha que uma capitulação poderia estar nas cartas. Tite era relativamente inexperiente na época e lutou para conseguir o melhor de Neymar, que passou 14 minutos de seu torneio no chão depois que uma estação de TV suíça começou a rastrear suas artimanhas.

Tendo ganho o ouro nos Jogos Olímpicos um ano antes, foi estranho ver Neymar lutando tanto, especialmente porque ele havia marcado o pênalti vencedor. Mas 2019 representou outro inverno de sucesso para o Brasil, pois venceu a Copa América com uma vitória por 3×1 contra o Peru, um torneio que Neymar perdeu por lesão. Depois perderam a final de 2021 para a Argentina, demonstrando mais uma vez a imprevisibilidade que Neymar sofreu internacionalmente – um forte contraste com sua carreira doméstica carregada de troféus. 

E assim, ao nos aproximarmos do Qatar, você se pergunta se os comentários de Neymar de alguns meses atrás são verdadeiros – se este será seu último torneio internacional para a Seleção. “Acho que (2022) será minha última Copa do Mundo”, disse ele. “Estou enfrentando-o como a última Copa do Mundo porque não sei se serei capaz de, mentalmente, suportar mais futebol”.

“Farei todo o possível para chegar lá muito bem”. Farei tudo o que puder para vencê-lo com meu país e realizar meu sonho, o maior desde minha infância”.

O Brasil passou por uma fase de classificação invicto e Tite merece crédito por reinventar Neymar em um papel mais central. Embora haja claramente atrito entre ele e Kylian Mbappé para Paris Saint-Germain, o jogador mais caro de todos os tempos é um tesouro nacional em solo nacional. Em um grupo com a Sérvia, Suíça e Camarões, espera-se que o Brasil avance com relativa facilidade para a fase de mata-mata. E, com Neymar como centroavante, ele e Richarlison ou Gabriel Jesus poderiam estar na fila para o prêmio de artilheiro.

Este ano é o 20º aniversário da última vitória do Brasil na Copa do Mundo, e Neymar e companhia irão para o Qatar sabendo que a seca tem que chegar ao fim. No próximo torneio ele terá 34 anos para que você tenha a sensação de que é agora ou nunca para o menino de ouro do Brasil entregar no auge de seus poderes. Mas só o tempo dirá se ele vai cumprir a sua palavra e se aposentar.

Fale com a Redação