25.8 C
Campo Grande
domingo, 14 de setembro, 2025
spot_img

Passaporte Cultural busca incentivar alunos da REME a praticarem atividades culturais

Estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME) serão contemplados com o Passaporte Cultural que, conforme o próprio nome diz, é um documento que visa incentivar a prática de atividades culturais, como visitações em museus, bibliotecas, parques ecológicos, teatros, exposições artísticas, entre outros eventos.

A proposta está em tramitação na Câmara Municipal. Conforme o Projeto de Lei 10.555/22, todos os alunos matriculados nas escolas públicas municipais do ensino fundamental terão direito ao Passaporte Cultural que, entre outras coisas, garantirá a entrada gratuita e/ou a descontos em todas as instituições credenciadas junto ao Município.

Além disso, em cada visita feita aos estabelecimentos culturais, como bibliotecas, museus, parques ecológicos, teatros, entre outras atrações, o visitante terá o passaporte carimbado, como ocorre quando um turista viaja ao exterior.

“Esse projeto busca proporcionar oportunidade de conhecimento de nossa realidade histórica, melhorando a vida acadêmica do aluno da Capital. A ideia é tornar as visitas uma conquista pessoal com o objetivo de estimular a circulação dos alunos da rede pública municipal nos espaços culturais da cidade”, comentou o vereador Ronilço Guerreiro, autor da proposta.

Na justificativa, o parlamentar cita também que o Passaporte Cultural será uma ferramenta de estimulo. “Os jovens poderão guardar essas recordações que poderão servir de estímulos para fomentar a médio e longo prazos visitas regulares a museus, parques, bibliotecas e teatros. Pessoas que nunca foram assistir, por exemplo, a um espetáculo poderão desfrutar desse bem e se enriquecer culturalmente”, complementou.

A proposta foi aprovada em primeira discussão na última quinta-feira (25) e, na terça-feira (30), irá passar pela segunda e última votação do plenário, quando seguirá para a sanção da prefeita Adriane Lopes.

Fale com a Redação