Com gol de Arturo Vidal, o Flamengo bateu o Botafogo por 1 a 0 neste domingo (28), no Estádio Nilton Santos, pela 24º rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi a sexta vitória seguida do Flamengo contra o Botafogo no Nilton Santos. A última derrota rubro-negra para o rival no estádio foi em 2018, por 2 a 1, pelo segundo turno do Brasileirão daquele ano.
Com a vitória, o Flamengo chegou aos 43 pontos e retomou a vice-liderança, que era do Fluminense no início da rodada. O Fla volta a campo na próxima quarta, para enfrentar o Vélez Sarsfield, pela Libertadores.
Já o Botafogo, que se manteve com 27 pontos na 14ª posição do campeonato nacional, só volta a jogar no próximo domingo, diante do Fortaleza, no Castelão.
O jogo
No primeiro tempo, os times encararam o jogo de forma equilibrada. Com ambas as defesas bem postadas, as chances claras não se apresentaram com frequência. Santos defendeu finalizações alvinegras aos oito e aos 22 minutos, enquando Cebolinha levou perigo à meta botafoguense aos quinze, em jogada de escanteio.
O Mais Querido soube, aos poucos, controlar a posse de bola e aumentar o ritmo das jogadas. Com isso, foi ganhando espaço e criando jogadas de ataque com cada vez mais frequência. Aos 45 da primeira etapa, Victor Hugo surpreendeu a defesa adversária, foi à linha de fundo e acabou derrubado pelo lateral, que recebeu cartão amarelo. O intervalo chegou sem alteração no placar, com 0 a 0.
No intervalo, Dorival Júnior promoveu duas mudanças que se mostrariam importantes, colocando Pedro e Éverton Ribeiro em campo. Com cinco minutos da segunda etapa, já foi possível perceber que o Rubro-Negro aumentaria a intensidade e o domínio. O adversário tentou se impor fisicamente, mas a qualidade do Flamengo se sobressaiu.
O placar foi aberto com quinze minutos da segunda etapa: Matheuzinho cruzou da direita, Pedro ajeitou e Vidal tocou no canto. O gol contribuiu para aumentar ainda mais o ritmo de jogo do Mais Querido.
Dois minutos depois, com uma jogada trabalhada, a bola chegou a Matheuzinho, que tabelou com Pedro e parou no goleiro. Aos 18, Pedro criou grande chance, driblando dois zagueiros antes de finalizar para fora.
O Flamengo conseguiu manter controle da partida mesmo diante das investidas do Botafogo. Dorival voltou a mexer no time titular, tirando Gabi e Vidal para as entradas de Arrascaeta e João Gomes. Diego deu lugar para Erick Pulgar, estreante da noite. A partida seguiu sem maiores sobressaltos até o apito final.