34.8 C
Campo Grande
domingo, 14 de setembro, 2025
spot_img

Nova Cidade do Natal será uma grande ‘maquete’ dos prédios históricos da Capital

As obras de revitalização da Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas até novembro, garantido assim o retorno do espaço público com uma nova cara ainda no Natal deste ano. Segundo a Prefeitura Municipal, responsável pelo projeto, pelo menos 40 operários trabalham na instalação da estruturas das 18 tendas gourmet, que transformarão o local em um complexo multiuso de 15 mil metros quadrados.

O balanço do andamento da obra divulgado nesta quarta-feira (31) mostra que está sendo feita a montagem das colunas com estrutura de laminados feitos com aço galvanizado, um sistema construtivo em que não se usa tijolo ou cimento. As paredes serão feitas de placa cimentícia (painel prensado e impermeabilizado feito de cimento e mais alguns aditivos, como o fio sintético e a celulose). Já as fachadas serão feitas de EPS (a sigla internacional do Poliestireno Expandido), derivado do petróleo.

Pelo projeto, a fachada de cada uma dessas tendas vai remeter aos prédios e edificações históricas da cidade, como a Pensão Pimentel, a Hospedaria Ramalho, Colégio Oswaldo Cruz, Hotel Americano, Casa do Artesão, residência do historiador Paulo Coelho Machado, além de outros cenários antigos de ruas tradicionais do centro, como a 14 de Julho, Dom Aquino e a Temistocles, na Vila dos Ferroviários. As tendas ocuparão 207 metros quadrados, com isso, a impressão será como se você estivesse andando em uma maquete gigante de Campo Grande.

Além das fachadas dos prédios já mencionadas, haverá um totem logo na entrada do espaço que será uma representação em miniatura da antiga estação ferroviária Noroeste do Brasil, uma das grandes referências históricas da cidade. Também será construído um coreto com estrutura de aço galvanizado, com as características arquitetônicas da primeira biblioteca de Campo Grande. Um espaço destinado às exposições vai lembrar a fachada uma casa da vila Ferroviária. Já o espaço destinado às mídias digitais vai lembrar o antigo Cine-teatro Alhambra e o mirante, a frente da Igreja de Perpétuo Socorro.

Ao todo, estão sendo aplicados na revitalização da Cidade do Natal R$ 3,4 milhões, o projeto prevê que o espaço passe a funcionar anualmente, em diferentes épocas do ano e recebendo outros eventos além do Natal. Para esse ano, há uma expectativa de que os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo do Qatar, em novembro e dezembro, sejam transmitidos através de um telão instalado lá dentro, mas isso ainda não foi confirmado pela Prefeitura.

A empresa 1A Serviços de Obras Civis e Terceirização de Pessoal venceu a licitação para executar a obra. A intervenção esetá sendo custeada com recursos obtidos junto a Superintendência  do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Essa é a primeira grande reforma da Cidade do Natal, que foi inaugurada em 2008.

Nova Cidade do Natal será uma grande 'maquete' dos prédios históricos da Capital
Projeto prevê cenário urbano dentro da Cidade do Natal (Foto: PMCG
Fale com a Redação