Após uma interrupção de dois anos, provocada pela pandemia de Covid-19, o desfile cívico-militar de 7 de setembro em Campo Grande tem início nesta manhã, na rua 13 de Maio, com hasteamento de bandeiras, leitura de um poema e acendimento de uma pira por uma estudante de escola municipal, além do desfile de militares e civis.
Segundo o Comando Militar do Oeste (CMO), aproximadamente 4 mil pessoas, integrantes de 23 instituições civis e militares vão participar do desfile deste ano. Todos vão passar pela 13 de Maio, no Centro, com a concentração na avenida Mato Grosso e a dispersão na Avenida Fernando Correa da Costa.
O Exército vai mostrar ao público 37 viaturas, entre eles vários blindados, 8 motos e 3 helicópteros. A Força Aérea Brasileira estará com 3 aeronaves sobrevoando o local do desfile no momento em que os militares da Aeronáutica estivarem desfilando a pé.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) leva ao desfile 18 viaturas e 11 motos e cães adestrados que atuam nas ações da corporação. Além dos integrantes das unidades como o Choque, Ambiental, Cavalaria e Centro de Formação (Cefap), a Polícia Militar se apresenta com 20 viaturas e 8 motos. A Polícia Civil desfila com 200 policiais e 40 viaturas. Representando a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) no desfile, 170 policiais penais e 10 viaturas. O Corpo de Bombeiros também participa com militares e viaturas.
Cerca de 350 integrantes do Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Agetran e Detran, estarão atuando para garantir a segurança da população e das autoridades que estarão prestigiando as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.
Confira algumas imagens:



