26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de novembro, 2025
spot_img

MS tem alertas para onda de calor, baixa umidade e até tempestade que pode ocorrer nas próximas horas

Mato Grosso do Sul enfrenta nesta segunda-feira (12) um contraste climático, com três alertas diferentes emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro informa a ocorrência de uma onda de calor nas próximas horas nas regiões norte e nordeste, o segundo é para a baixa umidade relativa do ar nas áreas do centro, norte e no grande Bolsão do Estado. Já o terceiro aviso aponta para a ocorrência de um tempestade nas regiões sul, leste, central e na fronteira com o Paraguai.

No caso específico da Onda de Calor, o alerta de Perigo Potencial segue até às 14 horas de terça-feira (13). O Inmet diz que há leve risco à saúde, com a temperatura fiicando até 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias. Esão neste alerta as cidades de Sonora, Pedro Gomes, Paranaíba, Paraíso das Águas, Inocência, Figueirão, Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Taboado e Alcinópolis.

No caso do alerta para baixa umidade relativa do ar o Inmet que estará variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O alerta segue até 20 horas desta segunda-feira.

Estão nesse alerta as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Cosa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Tempestade pode acontecer até terça-feira

MS tem alertas para onda de calor, baixa umidade e até tempestade que pode ocorrer nas próximas horas
Alerta de tempestade segue até o meio-dia de terça-feira na área em laranja do mapa (Foto: Inmet)

Com relação ao aviso de Tempestade, classificado como Perigo, o Inmet já reforçou com um segundo aviso para o mesmo fenômeno válido para 12 horas de terça-feira.

De acordo com o Instituto, podem ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h, com ocorrências de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Estão nesse alerta as cidades de Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Fale com a Redação