24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 10 de novembro, 2025
spot_img

Campo Grande poderá ter anualmente em abril a ‘Virada da Leitura’

Campo Grande poderá ter, em breve, uma semana dedicada à leitura e a cultura. A chamada Virada da Leitura é tema de um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal e que será discutido e votado já pela segunda vez na próxima semana.

De acordo com o texto do PL 10.525/22, a Virada da Leitura deverá ser realizada anualmente, sempre no segundo final de semana de abril. As atividades alusivas ao evento poderão ser realizadas em diferentes espaços públicos, como escolas, órgãos e hospitais.

Entre essas atividades que irão compor a Virada da Leitura estão palestras, simpósios, concursos, gincanas, saraus, contação de história, atividades lúdicas, entre outras.

Além disso, a matéria propõe ao Município que busque parcerias com instituições públicas e privadas e entidades governamentais e não-governamentais para promover o evento.

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos), autor da proposta, cita que a Virada da Leitura visa estimular e despertar o interesse pela leitura por meio de diversas atividades, que devem romper barreiras sociais e econômicas.

Em sua justificativa para a prposta, ele colocou que é necessário criar formas de combater o desinteresse pela leitura e interpretação de textos. “O maior mérito deste projeto inclusivo é oferecer aos munícipes a oportunidades e experiências de estudo e de leitura que, muitas vezes, são subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais. O hábito da leitura é fundamental no desenvolvimento sócio educativo, estimulando o cidadão em todas as suas potencialidades”, disse o vereador.

“Temos que fomentar a leitura e oferecer condições para que escritores também possam apresentar suas obras, mostrar seu trabalho. Penso nesse projeto como uma verdadeira virada na questão literária de nosso município”, complementou Ronilço.

A proposta está pautada para a segunda discussão e votação na sessão ordinária de terça-feira (06). Para ser aprovada é necessário ter a aprovação da maioria simples, ou seja, a metade dos presentes + mais um. Em seguida, o texto segue para sanção da prefeita Adriane Lopes (Patriota).

Fale com a Redação