Policiais federais apreenderam neste sábado (03), em Campo Grande e na cidade de Medianeira (PR), R$ 194.300 em espécie e mais uma pistola da marca Glock e calibre 9 mm, equipada com kit para disparos de rajada.
A ação aconteceu durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e outros dois de busca e apreensão que foram cumpridos nesta manhã dentro da 2º fase da Operação Ópla.
O nome é de origem grega (όπλα), que significa armas. De acordo com as informações, o objetivo da operação é diminuir o trânsito e comércio ilegal de armas de fogo e munições de grosso calibre desviadas de possíveis CACs (caçador, atirador e colecionador).

As investigações apontam que essas armas estariam registradas em nome de laranjas (pessoas ou empresas usadas para ocultar bens da fiscalização) para, depois, serem desviadas no interesse de organizações criminosas dedicadas à prática de crimes violentos.
A segunda fase da operação é um desdobramento das investigações relacionadas a prisão, em flagrante, de um CAC (colecionador, atirador e caçador) no dia 4 de outubro. Na ocasião, foram apreendidas três pistolas de 9 milímetros; quatro fuzis; munições; coletes balísticos com identificações falsas da Polícia Civil, dentre outros materiais.











