UPA 24h ainda tem pouco movimento, mas pacientes elogiam atendimento

296

19/12/2014 06h52

UPA 24h ainda tem pouco movimento, mas pacientes elogiam atendimento

Dourados News

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados foi ativada nesta quinta-feira (18). Nesse primeiro momento, o fluxo de pessoas em busca de atendimento foi pequeno. O funcionamento da unidade acontece pouco mais de um ano para que o prédio ficasse pronto em sua parte física (as obras começaram em dezembro de 2010 e terminaram em março 2012) e quatro meses após o local ser equipado.

Depois, a unidade permaneceu parada por conta da falta de verba da administração municipal para o custeio mensal dos atendimentos, problema que foi resolvido com um convênio com o governo do Estado que deve ser assinado nesta sexta-feira (19), quando o governador André Puccinelli (PMDB) visita a cidade para assinatura de contratos e entrega de obras.

A UPA terá foco em atendimento de urgência e emergência para “desafogar” o Hospital da Vida e o PAM (Unidade de Pronto Atendimento Médico). A movimentação no local deve aumentar gradativamente, conforme a população tomar conhecimento do funcionamento do mesmo.

O secretário municipal de saúde, Sebastião Nogueira, afirmou que os douradenses já são orientados sobre o funcionamento da UPA. “No HV e no PAM já começaram a avisar sobre a unidade. Os atendimentos nesses locais seguem normalmente e a informação é para que as pessoas saibam que já podem contar com a nova unidade também”, comentou.

O Dourados News esteve no local e conversou com pessoas que foram atendidas no primeiro dia de funcionamento. A dona de casa Maria Terezinha Bezerra da Silva foi até a UPA depois de ir primeiramente ao PAM e ao HV.

Ela sofreu uma leve fratura no pé e contou que foi atendida com rapidez. “Me orientaram no hospital para vir para cá e depois que cheguei logo fui atendida. Se fosse ficar lá no HV sabe-se lá quanto tempo demoraria, aqui fui bem atendida. Acho que essa UPA vai ser muito vantajosa para população que em situações parecidas com a minha não vão ter que esperar muito”, ressaltou a dona de casa.

A estudante Deize Americano recebeu atendimento após se envolver em um incidente com um produto solvente para tintas e verniz e contou que gostou da forma como os profissionais a atenderam. “Gostei muito, fizeram uma limpeza no meu olho que ficou irritado após eu acabar derrubando solvente nele enquanto trabalhava. Eu não sabia desse trabalho aqui, fiquei sabendo em uma farmácia que fui e me falaram que já tinha começado, então vim direto. Acredito que é um importante passo para ajudar na saúde da população”, contou.

A prefeitura colocou a UPA em funcionamento após o governo do Estado firmar um convênio com validade até dezembro de 2015, para repasse de R$ 500 mil mensais para ajudar no custeio dos atendimentos. Além disso, o Estado se comprometeu a liberar de imediato R$ 1 milhão para a unidade, verba referente ao custeio dos meses de novembro e dezembro deste ano.

UPA - Foto Valdeir Azevedo

Primeiro dia de funcionamento da UPA teve pouca movimentação (Foto: Gizele Almeida)

Dona de casa Maria Terezinha acredita que unidade vai dar atendimento mais rápido aos pacientes (Foto: Gizele Almeida