Um temporal com queda de granizo foi registrado em Ponta Porã na tarde desta terça-feira (10). A cidade era uma das que está em alerta para a ocorrência de chuvas intensas até a manhã de quarta (11), conforme aviso divulgado mais cedo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Informações do secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira, foram registrado em poucas horas o acumulado de 153 milimetros de chuva.
Conforme as informações, bairros como a Vila Áurea e Vila Noroeste registraram rajadas de ventos que destruíram telhados e derrubaram árvores, além de provocar pontos de alagamento.
Outro local que sofreu bastante com a chuva foi a Avenida Brasil, uma das principais da cidade, que ficou tomada pela água da enxurrada. O local passa por obras de drenagem.
A Defesa Civil foi acionada para visitar às áreas de riscos para tomar ciência de como está a situação das pessoas que moram em áreas de risco. O telefone de contato para quem precisa de ajuda é o 153.
Na região alta da cidade, os moradores registraram um enxurrada muito forte e alagamentos na rua Jorge Salomão. Veja o vídeo da chuva na cidade.
Em Ponta Porã, os termômetros variaram com mínima na madrugada de 19ºC e máxima de 30ºC, com 45% de possibilidade de chuvas para essa terça-feira (10).
A cidade estava sob o aviso de tempestades na cor laranja, que representa Perigo, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia.
O temporal previa ainda ventos intensos de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, além de granizo.
O que diz a meteorologia?
De acordo com a meteorologia, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica e cavados meteorológicos fortalecem a formação de nuvens carregadas em Mato Grosso do Sul, e as pancadas ficam mais frequentes e volumosas.
A chuva se concentra sobretudo de tarde, com potencial para temporais e granizo em todo o estado. A chuva continua ao longo da semana, os acumulados são altos especialmente no meio oeste do estado desde quarta (11) até sábado (14). Até o dia 14, previsão de 50 a 70 mm de chuva e pontualmente, a chuva fica ainda mais intensa, com 100mm.




















