Mato Grosso do Sul esteve muito próximo de registrar um tornado nesta quarta-feira (18). Isso porque uma nuvem funil, que antecede o fenômeno climático, foi registrada entre a zona rural de Ponta Porã e o Paraguai durante esta manhã. O registro foi compartilhado pela Defesa Civil Nacional nas redes sociais.
De acordo com as informações do secretário de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes, o funil foi visto no lado paraguaio da divisa, mas o alerta é válido para a região toda e indica que deve vir uma tempestade em breve.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a formação do fenômeno ocorre devido à circulação de ventos em alta velocidade na base de nuvem de tempestade (Cumulonimbus).
A nuvem-funil pode dar origem ao estágio inicial da formação de tornado, que é somente quando a ponta do funil toca o solo provocando ventos fortes e deixando um verdadeiro rastro de destruição.
“A nuvem funil que fica suspensa na base da nuvem assusta, de fato, impressiona, mas não causa danos em superfície”, afirma a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.
A nuvem-funil foi vista também pelos moradores da cidade de Aral Moreira. A Defesa Civil de Ponta Porã precisou ser acionada para acalmar a população. Até a atualização desta matéria não houve nenhum registro de ocorrências relacionadas ao fenômeno.
Veja o vídeo abaixo do momento em que a nuvem-funir se forma no céu da fronteira:
🌪️ Você já viu? O registro é de uma nuvem funil em região próxima Ponta Porã (MS), flagrada hoje (18) pela manhã por moradores. pic.twitter.com/lYYdxgglo5
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) January 18, 2023




















