Com destaque para 1ª subcomandante mulher, PMMS concluí a troca de comando

753
Solenidade de troca de comando da PMMS (Foto: Redes Sociais)

Foi realizada nesta quarta-feira (25) a solenidade de troca de comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). O novo comandante-geral da corporação é o Coronel Renato dos Anjos Garnes, que tem como subcomandante geral a Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, sendo essa a primeira mulher a assumir o segundo posto de maior importância dentro da instituição militar.

Os nomes deles já haviam sido anunciados pelo governador Eduardo Riedel há alguns dias, faltando apenas o rito da passagem oficial do comando, que aconteceu no pátio da sede do Comando Geral da PMMS, no Parque dos Poderes.

Para Renato, o maior desafio será conseguir reduzir os índices de criminalidade no Estado. “Nosso maior desafio é somar para melhorarmos cada dia mais a segurança do nosso Estado”, afirmou.

Já o agora ex-comandante Coronel Marcos Paulo Gimenez citou o comprometimento da tropa para com a missão de executar a segurança pública. “Entendemos que fizemos o que nos coube e os resultados estão aí para quem quer ver”, disse ele, que agora irá comandar a Casa Militar.

Presente na solenidade, o governador do Estado, Eduardo Riedel, disse que um dos seus maiores orgulhos até agora no cargo de chefe da Administração Pública Estadual foi poder nomear a coronel Neyde para o subcomando da PMMS.

Ele também lembrou que MS é o 4º Estado mais seguro do País. “Dá tranquilidade para o cidadão, fruto de uma sementinha plantada lá atrás com o fortalecimento da nossa Polícia Militar”, discursou o governador.

O vice-governador Barbosinha parabenizou os novos comandantes da PMMS e destacou que fortalecer as forças de segurança sempre foi um pilar que defendeu na sua trajetória política.

“Agora, como vice-governador, quero contribuir com o trabalho do Eduardo Riedel para promover os investimentos necessários a essa corporação tão importante para a segurança da população”, comentou.

Com destaque para 1ª subcomandante mulher, PMMS concluí a troca de comando
Novo comandante geral da PMMS em revista da tropa (Foto: Redes Sociais)

Currículos

Coronel Renato dos Anjos Garnes tem mais de 25 anos de carreira militar. Ele iniciou como soldado do Corpo de Bombeiros antes de ingressar na PM em 1995. Ocupou vários cargos importantes, incluindo comandante de pelotões em Campo Grande, Dourados e Bonito e foi assessor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, bem como na Assembleia Legislativa.

Formado em Direito pela Unigran, possui pós-graduação em cursos de gestão pública, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, direito militar, direito administrativo e direito ambiental. Ele também participou da implementação do Sistema Único de Segurança Pública em 2018.

A Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião é natural de Coxim e entrou na PM aos 17 anos de idade. Ficou conhecida por ter se tornado a primeira mulher a atingir a mais alta patente em quatro décadas de história da PM de Mato Grosso do Sul, a de Coronel.

Ao longo da carreira, passou pela Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1° Batalhão, Comunicação Social, comando da Cavalaria e o Subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário, além da Policlínica e a fundação do Centro de Equoterapia da PMMS.