A Marinha do Brasil mobilizou um helicóptero para promover o resgate de duas pessoas que vivem na região do Paiaguás, em Ladário, no Pantanal Sul-mato-grossense. As operações foram realizadas na última sexta-feira (21) e no sábado (22), sendo que as informações só foram divulgadas neste domingo (23).
O primeiro resgate foi de uma mulher de 43 anos, que tinha o quadro clínico grave, com fortes dores no peito e nas costas, além de febre e dificuldades para respirar.
Já no sábado, um idoso de 66 anos precisou ser resgatado também com simtomas de febre, falta de ar e síncope cardíaca.
O pedido de ajuda partiu do Corpo de Bombeiros e o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), Organização Militar subordinada ao Comando 6º Distrito Naval, atendeu ao chamado.
O deslocamento das vítimas foi acompanhado por um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.
Em nota, a Marinha esclarece que o resgate foi feito por meio de Evacuação Aero Médica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, e que ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre.
O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.



















