Publicação no Diário Oficial do Município (Diogrande) desta terça-feira (23) reconheceu a árvore da espécie Jequitibá (Carinianna Estrellensis) que está localizada na Praça Ary Coelho como sendo imune ao corte, ou seja, fica proíbido a partir de agora qualquer alteração no seu desenvolvimento, bem como poda dos galhos e da raiz.
De acordo com a justificativa, a medida é em razão da significativa relevância da árvore no contexto histórico, cultural e ecológico para cidade. Uma placa foi colocada no tronco do Jequitibá declarando a sua imunidade e também com dados informativos sobre sua relevância e especial proteção.
“É vedado o corte, a poda, derrubada ou qualquer ação ou intervenção que possa provocar danos, alterações ou morte da árvore, ressalvados os casos previstos em lei, mediante laudo técnico específico expedido pelo órgão ambiental competente que autorize a ação ou intervenção na árvore”, diz o decreto.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio dos órgãos competentes, realizará a identificação e a manutenção periódica da árvore tombada, bem como o manejo. Quaisquer obras ou intervenções no entorno da árvore deverão ser precedidas de análise e aprovação pelo órgão ambiental municipal, tendo em vista a preservação da árvore.