21.8 C
Campo Grande
domingo, 26 de outubro, 2025
spot_img

Se virem ai! Passageiros são pegos de surpresa com redução de ônibus circulando na Capital

Os usuários do transporte público de Campo Grande foram surpreendidos nessa segunda-feira (17) com a ausência de algumas linhas, especialmente que atendem aos bairros mais periféricos. O motivo para esse transtorno é porque o Consórcio Guaicurus reduziu o número de veículos circulando nas vias como contrapartida ao início do período das férias escolares, que começou neste mesmo dia.

Nas redes sociais e também dentro dos próprios coletivos a reclamação de quem precisa utilizar esse meio de transporte é a mesma. Primeiro pelo desrespeito ante a falta de um comunicado prévio por parte das empresas de viação responsáveis pela operação do serviço público e, em segundo, por deixar os passageiros ‘na mão’ e reféns de longos horários de espera.

A passageira Hortência Silva, de 68 anos, disse que pega diariamente o ônibus que faz a linha B do itinerário Bairro Campo Novo – Terminal General Osório, mas hoje acabou se atrasando para o emprego, já que o ônibus não passou no horário habitual. Essa foi uma das rotas tiradas de circulação nesse ciclo de férias, pelo menos no horário das 11h às 13h.

Em uma página no Facebook, a passageira Guilhermina Soares, de 51 anos, postou que o seu bairro, Jardim Universitário, ficou sem dois veículos e, como consequência, houve a lotação naqueles que passavam nos demais horários. Nos terminais de ônibus, o cenário logo cedo foi de longas filas de espera e muita gente reclamando de atrasos por conta do transtorno.

Procurado, o Consórcio Guaicurus disse através de sua assessoria de imprensa que a programação de férias já estava prevista no calendário anual e explicou que os usuários podem consultar os horários de todas as linhas diretamente no site (clique aqui) ou também pelo aplicativo, que é atualizado em tempo real.

Se virem ai! Passageiros são pegos de surpresa com redução de ônibus circulando na Capital

Ainda segundo as informações, são 415 veículos que rodam diariamente na escola normal, entretanto, nesta programação de férias haverá uma redução de 10 a 15%. Dados do consórcio apontam que são 146 mil passageiros, sendo que 32.041 mil são estudante de escolas públicas e acadêmicos, com isso, nas contas do Guaicurus, são 15% de passageiros a menos.

As férias escolares segue até o dia 28 de julho, sendo que as aulas serão retomadas na segunda-feira, dia 31 de julho. Com isso, os ônibus só irão voltar ao normal daqui duas semanas. Neste meio tempo, os demais usuários deverão ‘se virar nos 30’ e reprogramar suas agendas e compromissos para poder pegar o ônibus ou optar pela concorrência, como táxi ou aplicativos de carona paga.

Fale com a Redação