Metade do Brasil está fervendo, incluindo MS com 67 munícipios em alerta por tempo seco e baixíssima umidade do ar

323
(Foto: Bruno Rezende)

O período do Inverno em geral é de clima seco, mas o calor alto e a baixa umidade até estão ou chegaram ainda pouco mais cedo, pois se elevam geralmente ou ainda mais no mês de agosto. Com isto, já a alguns dias desde inicio de Julho e nesta segunda-feira (24), metade do Brasil está fervendo, incluindo Mato Grosso do Sul, com 67 munícipios em alerta por tempo seco. Além de MS, outros 12 estados também devem registrar baixos níveis de umidade do ar.

Assim, os dias se mantêm secos em Mato Grosso do Sul e, mais uma vez, o Estado aparece em aviso meteorológico emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Desta vez, 67 municípios estão em alerta por conta dos baixos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 20% e 30%, no máximo, em índices que são considerados prejudiciais à saúde. 

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo), existe possibilidade de chuva para o Estado, somente na quinta-feira (27) e não em grande volume. Campo Grande, por exemplo, deve ter uma ‘chuvinha’, pois se prve apenas 8 milímetros. Ou seja, com tanta secura, terra /poeira solta, não será praticamente nada de água pluvial.

Com isto, para se proteger, a recomendação é para que moradores babam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

A  Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estarão em alerta para dar informações e atender eventuais ocorrências relacionadas ao tempo.