24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 9 de maio, 2025
spot_img

Lançada licitação para reforma do Pq. Jacques da Luz que deve acontecer no inicio de 2024

A Prefeitura de Campo Grande publicou no Diogrande (Diário Oficial de CG), desta quarta-feira (18), o aviso de abertura de licitação para uma reforma total do Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. De acordo com o Edital, a empresa vencedora da concorrência pública terá prazo de 150 dias para concluir os trabalhos, a partir da Ordem de Serviço. O tramite do certame que levará um ou mais meses, deve ser concluído, se não houver intercorrência, somente já no findar de 2023, fazendo com que obras em si, só sejam executadas de janeiro de 2024 para frente.

Conforme edital, as empresas interessadas devem apresentar envelope com as propostas e a documentação de habilitação até às 9h do dia 22 de novembro deste ano. Após, serão analisadas propostas, se encaminha recursos e há a finalização do processo licitatório, para então haver a assinatura de contratos e lançamento com inicio das obras, que podem durar até todo primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com o projeto serão instalados no entorno do Parque Jacques da Luz, alambrados estruturados com tubos de aço galvanizado e tela de arame galvanizado. Serão executadas melhorias no sistema elétrico e os banheiros também passarão e terão novo sistema hidrossanitário. O piso será trocado e novas calçadas e a cobertura do ginásio também passarão por melhorias.

As duas piscinas (adulto e infantil) passarão por reforma completa, com a instalação de filtros, novo piso e bordas e sistema de impermeabilização. No edital, a Prefeitura destaca que deverão ser usados na reforma materiais de primeira qualidade e de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Lançada licitação para reforma do Pq. Jacques da Luz que deve acontecer no inicio de 2024

Sistema elétrico já reformado

A reforma do Parque Jacques da Luz, com obras estruturais, é o segundo investimento que o local recebe da Prefeitura em menos de dois meses. No final de agosto, em parceria com a Energisa, foi entregue o projeto de eficiência energética, com o objetivo de oferecer aos usuários e moradores da região iluminação mais eficiente e para a administração municipal um sistema mais econômico e com uso de tecnologia sustentável, com a substituição das luminárias convencionais pelas modernas que usam tecnologia LED.

Além do complexo de esporte e lazer dentro do parque, a Prefeitura de Campo Grande entregou no último mês de agosto, a revitalização da base da Gerência Operacional Bandeira da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que está instalada dentro do Jacques da Luz. O prédio foi totalmente reformado com a ampliação das vagas de estacionamento para as viaturas, quatro alojamentos, sendo dois para o efetivo masculino e dois para o feminino, além de banheiros e refeitório.

Sobre o parque

O Parque Jacques da Luz, localizado nas Moreninhas, oferece amplo espaço de lazer e esportes para a população campo-grandense, que pode praticar atividade física diariamente no local.

A área esportiva e de lazer iniciou sendo pertencente ao Governo do Estado, pelo então governador Pedro Pedrossian, que idealizou e até inaugurou o local em dezembro de 1994, mas sem estrutura total, tendo o local até não funcionando. Somente em 1999/2000, na administração de José Orcírio Mirando, o Zeca do PT, que investiu e construiu a maior infraestrutura atual, fazendo abrir todo o complexo esportivo, que passou a funcionar plenamente e a atender a grande região das Moreninhas, bem como a evento para outros e todos os Campo-grandenses.

O governador André Puccinelli, em 2010, passou e doou a concessão da área a Prefeitura da Capital, que passou a administrar e a contar com 45 hectares de expansão, sendo a área coberta com duas quadras de futsal, basquete e vôlei, palco para apresentações, banheiros, academia ao ar livre, salas de ballet e judô e administração.

A área esportiva descoberta conta com duas piscinas, campos de futebol, quadras de futsal, quadras de vôlei de areia, pista de caminhada com 2,4 mil metros, e o estádio.

O Parque recebeu recentemente a implantação de uma pista de motocross, considerada pelas equipes de motocross como umas das melhores da América Latina, com a extensão de todo o seu circuito iluminado por sistema de lâmpadas de Led.

No parque são oferecidas pelos órgãos municipais, oficinas de Pilates, Musculação, Ballet, Judô, Funcional, Yoga, Futebol, Atletismo, Ritbox e Zumba.

Fale com a Redação