Com 43,3ºC, Corumbá registra a maior temperatura deste ano em MS

509
Rio Paraguai (Foto: Prefeitura de Corumbá)

Corumbá registrou nessa terça-feira (14) a temperatura mais alta deste ano em todo o Mato Grosso do Sul. A máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 43,3ºC, sendo também a mais quente do País na data de hoje.

A relação das sete cidades com os termômetros mais altos do Brasil tem ainda uma outra localidade sul-mato-grossense, sendo Água Clara, que marcou 41,3ºC.

Com 43,3ºC, Corumbá registra a maior temperatura deste ano em MS

A onda de calor que está afetando a temperatura no estado desde a semana passada foi prorrogada pelo Inmet. Segundo o novo aviso, o fenômeno deve durar agora pelo menos até o final da sexta-feira (17).

O aviso é de grande perigo e prevê que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. O alerta é válido para todo o MS.

A explicação para essas altas temperaturas é por conta da atuação conjunta do El Ninõ. Até quinta-feira (16), a previsão indica tempo estável com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido a atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis.

Apesar do calor intenso, não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, devido ao intenso fluxo de calor e umidade e avanço de cavados, aliado ao aquecimento diurno.

A marca alcançada hoje não foi a maior da história de Corumbá, que em 1962 registrou 43,8ºC. Em MS, as maiores máximas já registradas foram 44,6°C, duas vezes, em Água Clara em 05/10/2020 e Paranaíba em 07/10/2020.

Tempestade

Alem desse, há um segundo aviso em vigor que aponta para a ocorrência de tempestade até a noite de hoje (14) nos municípios das regiões, sul, grande Dourados, cone-sul, sul-fronteira e central.

O alerta é de cor amarela, que representa Perigo Potencial, e prevê chuva entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

São 54 cidades afetadas por esse aviso:

Amambai Douradina Nioaque
Anastácio Dourados Nova Alvorada do Sul
Anaurilândia Eldorado Nova Andradina
Angélica Fátima do Sul Novo Horizonte do Sul
Antônio João Glória de Dourados Paranhos
Aral Moreira Guia Lopes da Laguna Ponta Porã
Bataguassu Iguatemi Porto Murtinho
Batayporã Itaporã Ribas do Rio Pardo
Bela Vista Itaquiraí Rio Brilhante
Bodoquena Ivinhema Santa Rita do Pardo
Bonito Japorã Sete Quedas
Brasilândia Jardim Sidrolândia
Caarapó Jateí Tacuru
Campo Grande Juti Taquarussu
Caracol Laguna Carapã Terenos
Coronel Sapucaia Maracaju Vicentina
Corumbá Miranda  
Deodápolis Mundo Novo  
Dois Irmãos do Buriti Naviraí