RG: Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em MS

415

O sistema de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), novo modelo do RG (Registro Geral), entrou em operação em caráter experimental nesta quinta-feira (11), em Mato Grosso do Sul. A pouco, o Enfoque MS noticiou que Termina hoje prazo para estados iniciarem emissão da nova identidade . O serviço estará disponível integralmente para toda a população de MS, a partir da próxima segunda-feira (15).

A primeira via do novo documento de identificação possui gratuidade na primeira emissão e é válida em território nacional. Quem tiver interesse em fazer o documento pela primeira vez ou até mesmo trocar o atual, poderá o fazer em Campo Grande. A central na Capital fica no espaço do centro comercial, Pátio Central, no centro da cidade.

Contudo, o diretor e perito papiloscopista do IIGP (Instituto de Identificação Gonçalo Pereira), Márcio Cristiano Paroba, as pessoas não precisam ir tirar um novo RG imediatamente, uma vez que o RG atual continua válido até 2032. “São praticamente oito anos de vigência e de possível troca. Assim, não precisa correr e até desperdiçar o que já existe. O novo modelo e serviço começam e ficarão disponíveis a partir de agora”, explica Paroba.

O diretor do Instituto aponta algumas das novidades do novo RG. “A Carteira de Identidade Nacional terá único número de identificação em todo o país. O novo documento adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone), e também reduz a probabilidade de golpes e fraudes envolvendo o mesmo”, destaca.

Novidades e melhoras para hoje ou ao futuro

Outros diferenciais do novo documento é que ele terá uma série de informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS, Pasep.

O perito também explica que a nova CIN exigirá consultas à Receita Federal e Ministério da justiça. O número de inscrição no CPF será o novo número de registro geral da CIN e para isso o CPF precisa estar regularizado para a emissão do novo RG.

RG: Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em MS
Modelo da CIN – Carteira de Identidade Nacional (Foto: Gov.BR)

O novo documento também não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil, com a adição do campo nome social.

Já o prazo de validade da CIN varia conforme faixa etária, sendo de 0 a 12 anos – validade é de 5 anos; de 12 a 60 – a validade é de 10 anos; a partir de 60 anos – a validade é indeterminada.

Para o Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Coronel Ary Carlos Barbosa, essa é mais uma conquista da população. “O novo RG trará mais segurança, dificultando as fraudes e colocando Mato Grosso do Sul em um nível cada vez mais elevado”, destaca.

Como emitir o novo RG?

O caminho para a nova Carteira de Identidade continua o mesmo. As pessoas podem agendar a emissão online e sem complicações no seguinte link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br.

É necessário ter em mãos os seguintes documentos obrigatórios: CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.

A emissão do novo RG será física e digital (com acesso pelo aplicativo Gov.br).

Comunicação Sejusp