24.8 C
Campo Grande
sábado, 12 de julho, 2025
spot_img

Celebração de Nossa Senhora de Caacupé reúne fé e tradição em Campo Grande

A Associação Colônia Paraguaia sediará celebração da Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai, neste domingo (8). Com uma programação diversificada que destaca espiritualidade, cultura e tradição, o evento promete emocionar e unir fiéis em um dia especial de devoção e confraternização.

A celebração ocorrerá na sede da Associação Colônia Paraguaia, localizada na Rua Ana Luíza de Souza, 610, bairro Pioneiros, em Campo Grande. A entrada é gratuita.

História de Nossa Senhora de Caacupé

A devoção a Nossa Senhora de Caacupé surgiu no século XVII. Segundo a tradição, um indígena guarani, ao fugir de seus perseguidores, escondeu-se atrás de uma árvore e prometeu esculpir uma imagem da Virgem Maria se fosse salvo. Sobrevivendo milagrosamente, ele cumpriu sua promessa e esculpiu duas imagens: uma para a igreja da aldeia e outra para devoção pessoal.

Outro milagre ocorreu durante uma enchente no Lago Ypacaraí, quando uma pequena imagem da Virgem, esculpida pelo mesmo indígena, foi encontrada intacta entre os destroços. Desde então, a imagem foi venerada na aldeia de Tobati, dando origem ao distrito de Caacupé, que se tornou um centro de peregrinação no Paraguai.

Tradição e Fé Viva

Todos os anos, os devotos de Nossa Senhora de Caacupé decoram sua imagem com capas, joias e cabelos novos, em sinal de amor e respeito. A festa deste domingo deve atrair milhares de fiéis, que expressam sua gratidão e renovam a fé por intercessão da padroeira.

Programação:

  • 8h: Café da manhã e visitação à capela de Nossa Senhora de Caacupé.
  • 9h: Apresentação especial do coral.
  • 10h: Santa Missa em espanhol.
  • 13h: Início das apresentações culturais.
  • 14h: Show musical com Victor Hugo Della Sierra e convidados.
Fale com a Redação