Operação cumpre mandados em MS contra quadrilha que simulava roubo de cargas

266
Operação 'Chave na Mão' cumpre mandados contra quadrilha especializada em desvio de cargas em MG, SP, PR, GO e PB 10-12-2024 — Foto: PM/Divulgação

Uma quadrilha é investigada por aplicar o golpe do falso roubo de caminhões nas estradas brasileiras para que os motoristas pudessem ficar com as mercadorias e revendê-las. A investida está sendo comandada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Chamada de Operação “Chave na Mão”, a ofensiva cumpre 76 ordens judiciais nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Paraíba, sendo 57 de busca e apreensão e mais 19 de prisão. Em MS, são cumpridos um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva, ambos em Campo Grande.

Segundo a investigação, a organização criminosa contava com informações privilegiadas sobre a mercadoria que seria transportada, seja por interesse de quem comprava ou dos atravessadores. Os motoristas que integravam o grupo simulavam os roubos e a carga era desviada e comercializada.

Operação cumpre mandados em MS contra quadrilha que simulava roubo de cargas

Os motoristas chegavam até mesmo a fazer o boletim de ocorrência na polícia para solidificar o golpe. Depois, eles voltavam até a delegacia para informar que tinham encontrado o veículo, mas sem os produtos transportados. Foram dois anos de investigação, sendo os mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal de Uberaba (MG).

Nesta cidade mineira foram apreendidos, até o momento, armas de fogo, veículo, cerca de R$ 20 mil em dinheiro, aparelhos telefônicos e outros eletrônicos. O nome da operação faz alusão à simulação do motorista ter sido vítima de furto ou roubo de carga. A ação contou com apoio de diferentes forças policiais dos estados envolvidos.