Folia toma conta das ruas entre os dias 1º e 5 de março, mas a data não é considerada um feriado nacional
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que não haverá atendimento presencial nas agências bancárias nos dias 03 e 04 de março, segunda e terça-feira de Carnaval, respectivamente. Durante esses dias, considerados feriados bancários, as compensações bancárias também não serão efetivadas, incluindo as transferências via TED. No entanto, o sistema PIX continuará operando normalmente, disponível 24 horas por dia, inclusive nos feriados.
Retorno das atividades
O atendimento nas agências bancárias será retomado na Quarta-Feira de Cinzas, 05 de março, a partir das 12h (horário de Brasília), com encerramento no horário habitual de fechamento das agências. Em localidades onde o expediente tradicional se encerra antes das 15h, a abertura será antecipada para garantir ao menos três horas de atendimento presencial ao público.
Alternativas digitais
A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais dos bancos, como aplicativos e sites, para realizar pagamentos, transferências e outros serviços bancários durante os dias sem atendimento presencial.
Boleto de cobrança e contas de consumo (como água, energia e telefone) com vencimento nos dias 03 e 04 de março poderão ser pagos sem acréscimo na quarta-feira (05/03). Como o sábado não é considerado dia útil, não haverá liquidação financeira nesse dia.
Por outro lado, tributos e impostos que vencem nos dias sem compensação bancária devem ser pagos antecipadamente para evitar cobrança de juros e multa. “Normalmente, os tributos já possuem datas ajustadas aos feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, é recomendável antecipar o pagamento ou agendá-lo nos canais eletrônicos”, explica Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Canais alternativos de atendimento
A Febraban reforça que os meios eletrônicos são uma opção prática e segura para os clientes realizarem suas transações bancárias. Entre as opções disponíveis estão:
- Internet banking e mobile banking: para pagamentos, transferências, consulta de saldo e extrato.
- Caixas eletrônicos: operações básicas e saques.
- Banco por telefone: suporte e orientação ao cliente.
- Correspondentes bancários: para serviços presenciais essenciais.
- DDA (Débito Direto Autorizado): opção para pagamento de boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos.