O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) finaliza nesta sexta-feira (7) a antecipação do pagamento para 5 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. A medida beneficia aqueles que têm cartões terminados em 5 e 0, com valores referentes ao mês de fevereiro.
A antecipação foi adotada para evitar que parte dos segurados recebesse o benefício apenas na próxima semana. Com o Carnaval, o calendário original do INSS previa pagamentos para os dias 10, 11 e 12 de março. O governo federal, no entanto, decidiu adiantar os depósitos para os dias 6 e 7 de março.
Na quinta-feira (6), foram pagos os benefícios de quem receberia nos dias 10 e 11. Nesta sexta-feira, além dos pagamentos previstos para hoje, o INSS está creditando também os valores dos segurados que estavam programados para o dia 12, totalizando 10,1 milhões de beneficiários. Somente as antecipações do dia 12 somam 5 milhões de benefícios.
Calendário de pagamentos
Confira como ficou o calendário de depósitos para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518):
- Final 1: 24/2
- Final 2: 25/2
- Final 3: 26/2
- Final 4: 27/2
- Final 5: 28/2
- Final 6: 6/3
- Final 7: 7/3
- Final 8: 6/3
- Final 9: 6/3
- Final 0: 7/3
Para quem recebe acima do salário mínimo, o pagamento ocorre da seguinte forma:
- Finais 1 e 6: 6/3
- Finais 2 e 7: 7/3
- Finais 3 e 8: 6/3
- Finais 4 e 9: 6/3
- Finais 5 e 0: 7/3
Total de benefícios
Atualmente, o INSS paga 40,6 milhões de benefícios em todo o país. Destes, 25,4 milhões foram creditados entre os dias 6 e 7 de março, somando os pagamentos regulares e as antecipações. O valor total da folha de fevereiro foi de R$ 82,2 bilhões.
Segundo dados de janeiro, 28,5 milhões de beneficiários — cerca de 70% do total — recebem o salário mínimo. Outros 12,2 milhões ganham acima do piso nacional, sendo que 10,6 mil segurados recebem o teto da Previdência Social.
Como consultar o benefício
Os segurados podem consultar os valores e o calendário pelo site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Basta fazer login com CPF e senha e acessar o serviço de “Extrato de Pagamento”.
Quem não tem acesso à internet pode ligar para a Central 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o CPF e confirmar dados cadastrais para evitar fraudes.