Já está liberado o trecho da rodovia federal BR-163, em Campo Grande, interditado por famílias ligadas ao Movimento dos Sem Terras (MST). Houve um acordo entre os manifestantes e o superintendente regional do Incra em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto, que esteve no local e conversou com todos.
Ficou acordado que representantes do Incra Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Presidência da República participarão de um encontro com o MST em Campo Grande nos próximos dias. A garantia foi suficiente para acabar com o bloqueio na BR-163, mas a ocupação da sede do Incra continua.
A interdição do MST aconteceu na altura do viaduto sobre a BR-163, no sentido ao distrito de Anhanduí, e registrou cerca de 8 quilômetros de congestionamento nos dois lados da pista, especialmente de carretas. Os manifestantes deixaram apenas veículos de emergência atravessar a barreira.
O Corpo de Bombeiros acompanhou a situação e, com a autorização, apagou o incêndio provocado em galhos de árvores, pneus e entulhos que impedia a passagem dos veículos. Com o fim do protesto, o grupo retornou para a sede do Incra, onde deve aguardar pela reunião com os representantes dos órgãos federais, que não tem data para ocorrer.
O MST reivindica políticas públicas para a Reforma Agrária, o cumprimento do acordo fechado no Incra em 2023, bem como alimentação e saneamento. As ações também fazem parte do chamado “Abril Vermelho”, em referência ao Massacre de Eldorado dos Carajás, de 1996, quando 19 pessoas foram mortas por policiais militares.
Semana de protestos
O protesto desta quarta é parte de uma série de ações realizadas pelo MST nos últimos dias. No dia 26 de abril, cerca de 300 famílias ocuparam uma propriedade da JBS no distrito de Panambi, em Dourados, alegando que o imóvel está há mais de 12 anos sem cumprir sua função social. A ocupação mobilizou forças estaduais de segurança, como o Batalhão de Choque e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira).
Na segunda-feira (28), o movimento voltou a agir: bloqueou a BR-060 na entrada de Sidrolândia e ocupou o prédio do Incra em Campo Grande, que ainda não foi desocupada. Também nessa quarta-feira a rodovia estadual MS-164 foi interditada pelo MST, na altura de Ponta Porã. O local já tinha sido interditada no início desta semana.