27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 1 de maio, 2025
spot_img

Lula defende jornada menor e comemora empregos na véspera do Dia do Trabalhador

Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (30), que o governo federal vai aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil. A proposta envolve rever o atual modelo da chamada escala 6×1, que permite seis dias de trabalho e apenas um de descanso semanal.

“Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, declarou Lula.

Durante o discurso, o presidente ressaltou os avanços econômicos registrados em sua gestão, destacando a criação de 3,8 milhões de empregos formais desde o início do atual mandato, há dois anos e quatro meses. “Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, afirmou.

Isenção do Imposto de Renda e combate a fraudes

Lula também reforçou o compromisso do governo com a justiça tributária, lembrando o envio ao Congresso Nacional do projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês. “Agora é assim: quem ganha menos não paga, e quem ganha muito paga um valor justo”, disse o presidente.

No campo da proteção aos aposentados e pensionistas, Lula denunciou a existência de um esquema de cobranças indevidas praticadas por associações desde 2019, envolvendo descontos ilegais nos benefícios do INSS. Segundo ele, o trabalho de investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal já desmontou parte do esquema.

“Determinei à Advocacia-Geral da União que essas associações sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, anunciou.

Programas de crédito e igualdade salarial

O presidente também destacou programas de apoio à população de baixa renda e aos trabalhadores, como o Desenrola Brasil e o Crédito do Trabalhador, que facilita o acesso ao empréstimo consignado para quem atua na iniciativa privada.

Entre os microempreendedores, Lula citou o Programa Acredita, que ampliou linhas de crédito para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas.

No âmbito da igualdade de gênero, ele reforçou o compromisso com a Lei da Igualdade Salarial, que assegura remuneração igual para homens e mulheres que exercem a mesma função. O governo também está ampliando o apoio técnico e financeiro para mulheres empreendedoras.

“Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminhem juntos”, concluiu o presidente.

Fale com a Redação