27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 2 de maio, 2025
spot_img

Projeto “De Ponto a Ponto” leva arte e diálogo para Aquidauana no sábado

No sábado (3), o bairro Nova Aquidauana, em Aquidauana, se torna um importante palco para a arte e o diálogo com a chegada do projeto “De Ponto a Ponto”, uma ação gratuita idealizada pelo Circo do Mato. O evento será realizado na sede do Cultura Sapicuá Pantaneiro, e contará com uma programação especial que começa às 9h com uma vivência e roda de conversa. Às 15h30, o público poderá prestigiar o espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias”, que contará com intérprete de Libras, promovendo acessibilidade para todos.

O evento é parte de um circuito itinerante que percorre cinco Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul entre os meses de abril e maio. Após passar por Campo Grande e Ponta Porã, a trupe chega agora a Aquidauana, antes de seguir para Corumbá e Ivinhema. A ação combina formação, arte e trocas culturais, reforçando a importância da política pública de Pontos de Cultura, especialmente neste momento de retomada e fortalecimento no cenário atual.

Fortalecendo a identidade cultural e o acesso à arte

A coordenadora do projeto, Laila Pulchério, destaca a riqueza das experiências proporcionadas pelo encontro, que vai além da apresentação artística. “O espetáculo é um momento de celebração, mas o encontro vai além. A roda de conversa e as vivências com o público e o coletivo local permitem que a gente fortaleça memórias, saberes tradicionais e a própria identidade cultural dos pontos de cultura”, afirma Laila.

Para o artista do Circo do Mato, Yago Garcia, o projeto é uma oportunidade única de descentralizar o acesso à arte e alcançar públicos frequentemente deixados de lado. “Fico muito feliz porque esse projeto nos permite alcançar públicos que muitas vezes são esquecidos. As oficinas e vivências criam uma troca genuína com alunos e comunidades dos Pontos de Cultura. Isso fortalece e dá visibilidade a esses espaços que atuam em várias frentes da arte, mostrando a potência que temos em MS”, explica Yago.

Cultura enraizada e transformadora

O Cultura Sapicuá Pantaneiro, anfitrião da ação em Aquidauana, é um Ponto de Cultura ativo e profundamente enraizado na comunidade do bairro Nova Aquidauana. Para a coordenadora Claudia de Medeiros, integrar a programação do “De Ponto a Ponto” é motivo de grande entusiasmo. “O Sapicuá nunca deixou de ser um Ponto de Cultura, mesmo em tempos de pouco ou nenhum financiamento. Seguimos como um espaço onde a arte é vivida como ferramenta de reflexão, aprendizado e transformação”, afirma Claudia. Ela também destaca que a presença do Circo do Mato neste projeto é um importante reconhecimento para os Pontos de Cultura e para a arte local.

Claudia ainda ressalta a seriedade e a criatividade da equipe do Circo do Mato, que tornam o projeto ainda mais potente. “A presença do grupo em Aquidauana traz inspiração e mobiliza não apenas o público, mas também professores, artistas e agentes culturais locais. É uma arte democrática, que chega onde é mais necessário”, completa a coordenadora.

Pontos de Cultura: um elo de resistência e futuro

Criado em 2004 no âmbito do Programa Cultura Viva, e reconhecido oficialmente pela Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), o Pontos de Cultura são espaços de valorização da cultura de base comunitária. Com o apoio das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, essa política pública voltou a ganhar fôlego, e iniciativas como o “De Ponto a Ponto” reafirmam o seu papel como elo de resistência e futuro para a cultura no Estado.

A ação gratuita e itinerante segue demonstrando a força da cultura popular e a importância de se fomentar a arte nos espaços comunitários, fortalecendo a identidade cultural local e criando novas possibilidades para a população.

Serviço:

  • Data: 3 de maio de 2025
  • Horário: Vivência e roda de conversa às 9h / Espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias” às 15h30
  • Local: Cultura Sapicuá Pantaneiro – Rua Antônio Graça, s/n, Nova Aquidauana, Aquidauana/MS
  • Entrada gratuita

Fale com a Redação