O Estado de Mato Grosso do Sul acaba de garantir a construção de 469 novas moradias por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), nas modalidades Rural e Entidades. O contrato foi assinado na última quarta-feira (30), em cerimônia realizada no auditório da Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (COTIN), em Campo Grande.
Serão construídas 419 unidades habitacionais em oito municípios — Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Figueirão, Paranaíba, Sonora, Laguna Carapã e Juti — por meio do MCMV Entidades. O investimento é de R$ 58,11 milhões, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Já no município de Miranda, o programa, em sua modalidade Rural, vai viabilizar 50 novas moradias, com recursos de R$ 3,7 milhões oriundos do Orçamento Geral da União (OGU).
Durante a assinatura do contrato, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, enfatizou o compromisso do governo com o direito à moradia. “O governo federal garante que não faltarão recursos para o Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso do Sul e também no Brasil. A Caixa, como grande parceira, tem feito um excelente trabalho junto ao Governo Federal”, afirmou a ministra.
O superintendente de rede da Caixa no estado, Augusto César Vilhalba, reforçou a importância da união de esforços para ampliar o alcance do programa. “No Mato Grosso do Sul, superamos 30 municípios sendo beneficiados com unidades habitacionais do MCMV. Temos a possibilidade de fazer muito mais com a união de todos os entes envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento de todo o estado”, disse Vilhalba.
Desde a retomada do programa em fevereiro de 2023, a Caixa já contratou 54 empreendimentos no estado, totalizando 3.071 unidades habitacionais em construção.
Dois caminhos, um objetivo: garantir moradia digna
O Minha Casa, Minha Vida Rural é voltado à produção e melhoria de unidades habitacionais no campo, beneficiando agricultores familiares, indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, pescadores e outros trabalhadores rurais. Até o momento, o programa já beneficiou mais de 193 mil famílias na área rural em todo o país.
Já o Minha Casa, Minha Vida Entidades, instituído pela Lei nº 14.620/2023, tem como foco famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, que atuam na produção social de moradias urbanas. Os recursos vêm do Fundo de Desenvolvimento Social, e o modelo aposta na autogestão e na participação ativa da comunidade para enfrentar o déficit habitacional com soluções mais participativas e sustentáveis.
Ao todo, o Minha Casa, Minha Vida já beneficiou mais de 7 milhões de famílias no Brasil, reafirmando seu papel como uma das mais importantes políticas públicas habitacionais do país. Com os novos contratos firmados, Mato Grosso do Sul segue fortalecendo esse compromisso com moradia digna, desenvolvimento social e qualidade de vida para suas populações urbana e rural.