Aproveitando o alto fluxo de veículos nas estradas durante o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Conselho Tutelar de Campo Grande, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deu início à campanha Maio Laranja. A ação tem como objetivo reforçar a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A mobilização aconteceu na BR-163, um ponto estratégico para alcançar motoristas e viajantes de diferentes regiões do país, alertando-os sobre a necessidade de identificar sinais de violência e agir com responsabilidade. Além da PRF, a ação contou com a participação de entidades como a Associação dos Conselheiros Tutelares de Mato Grosso do Sul (ACETEMS), o projeto Ajudar Faz Bem e a organização Jocum.
Durante o evento, os participantes receberam orientações verbais e panfletos explicativos com informações essenciais para a denúncia de casos de abuso e exploração sexual, como o Disque 100, disponível em todo o Brasil. A campanha destaca que a proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos e enfatiza a importância da conscientização e da denúncia de crimes desse tipo.
A próxima ação ocorrerá neste domingo (4), na SAU da CCR Vias, próxima ao bairro Tiradentes, a partir das 14h. Em casos de ocorrências em vias urbanas, o número de emergência é 190, enquanto nas rodovias o número é 191.