A reitora Camila Ítavo realizou a entrega de 23 diplomas para médicos graduados em instituições de ensino superior do exterior. A certificação é resultado da aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida), do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia foi realizada nesta terça-feira, 29, na Sala de Atos da Reitoria, na Cidade Universitária.
O programa Revalida do MEC foi criado em 2011 para que os profissionais formados em outros países possam exercer a medicina no Brasil, com duas etapas eliminatórias: a prova escrita e a prova de habilidades clínicas. A UFMS é uma das instituições de ensino superior que participam da verificação da equivalência curricular e da aptidão para o exercício da profissão.
“A sociedade conta com vocês com integridade, ética, dedicação e, principalmente, que a gente nunca se esqueça do juramento tão importante que toda médica e todo médico deve levar em seu coração”, aconselhou a reitora durante a cerimônia. “Não se esqueçam também que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Governo Federal, ao realizar esse processo de revalidação, confia em vocês, na capacidade técnica, mas sobretudo na capacidade humana, cidadã, de fazer a diferença em nosso país”, complementou Camila.
Além da reitora, estiveram presentes na solenidade a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro; o diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Cleverson da Silva; e o secretário de Certificação Acadêmica da Diretora de Gabinete da Reitoria, Nilton Mattos.