Campo Grande deve ter, já no próximo ano, uma honraria especial para homenagear lideranças religiosas, fiéis, pessoas leigas e entidades sem fins lucrativos que se destacam por ações humanitárias e sociais em benefício da comunidade local.
A proposta que trata do tema, Projeto de Resolução 543/23, foi aprovada na última sessão ordinária da Câmara Municipal em única votação e cria a Medalha Liderança Religiosa Humanitária Papa Francisco.
Pelo texto, a honraria será concedida a pessoas físicas ou jurídicas, de quaisquer credos ou religiões, que desenvolvam trabalhos de relevância humanitária e social em Campo Grande. A medalha deverá ser entregue sempre na semana que antecede a Páscoa.
A concessão da medalha será proposta mediante indicação de duas personalidades, ou instituições, por cada vereador da Casa, acompanhada tal indicação do currículo do homenageado com a justificativa por escrito.
A homenagem faz referência ao Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril aos 88 anos. “Seu pontificado foi marcado pela humildade, defesa dos pobres, promoção da justiça social e diálogo inter-religioso”, justificou o vereador Jean Ferreira (PT), autor da proposta.