Contribuintes que desejam receber a restituição do Imposto de Renda 2025 no primeiro lote devem entregar a declaração até esta sexta-feira (9). O alerta foi feito pela Receita Federal, que prevê o pagamento da primeira rodada de restituições no dia 30 deste mês, com a consulta liberada a partir de 23 de maio.
Embora a ordem dos lotes siga as prioridades legais estabelecidas por lei, a Receita destaca que a data de envio também influencia na posição do contribuinte na fila da restituição. Ou seja, quanto antes for enviada a declaração, maiores as chances de receber nos primeiros lotes — especialmente para aqueles que utilizarem recursos como a declaração pré-preenchida e a opção de restituição via Pix.
Prioridades no pagamento da restituição
O primeiro lote contemplará os contribuintes com prioridade legal:
- Idosos com 80 anos ou mais
- Pessoas com 60 anos ou mais, deficientes e portadores de moléstia grave
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério
Além desses grupos, também serão priorizados aqueles que usarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber via Pix. Depois vêm os contribuintes que utilizaram apenas uma dessas facilidades. Os demais entram na fila conforme a data de entrega.
Prazo final e pagamento do imposto
O prazo de entrega da declaração do IR começou em 17 de março e vai até o dia 30 de maio. Quem perder a data estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Já para quem precisa pagar imposto e deseja utilizar o débito automático na primeira cota ou na cota única, o prazo é mais curto: até 10 de maio.
Volume de declarações
Até as 18h40 desta segunda-feira (5), a Receita já havia recebido 19,7 milhões de declarações — o equivalente a 42,6% do total estimado, que é de 46,2 milhões.
Como fazer a declaração
O envio pode ser feito de três formas:
- Pelo programa gerador da declaração (PGD) no computador, disponível no site da Receita Federal
- Pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para celulares e tablets
- Diretamente na internet, também pelo portal “Meu Imposto de Renda”
Calendário de restituições do IR 2025
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro