22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 8 de maio, 2025
spot_img

Prefeitura capacita motoristas do transporte escolar para garantir segurança viária

Com o tema ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), com parcerias da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) e da empresa GWA Transportes Escolares, reuniu na manhã desta quarta-feira (07), motoristas de transporte escolar do município para assistirem palestra sobre segurança de trânsito. A ação aconteceu no auditório ‘Dr. José Cerveira’ do Centro Administrativo Municipal e faz parte da programação do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito.

A atividade foi aberta com encenação de alunos integrantes do projeto “Educação para o trânsito é assunto de criança”, desenvolvido pela Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito. Idealizadora do projeto, a professora Rosângela Fernandes  destacou a importância de educar as crianças para que entendam a importância das leis e desenvolvam valores como empatia, respeito e amor ao próximo.

Representando o prefeito Marçal Filho, que cumpre agenda na capital paulista para tratar da retomada de voos comerciais no aeroporto de Dourados, o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, afirmou que a toda a programação do Maio Amarelo tem como foco principal a redução dos acidentes e mortes no trânsito, “pensando no bem maior e, neste momento em especial, os alunos da rede pública de ensino de Dourados”.

O diretor elogiou a apresentação dos alunos e sugeriu que outras escolas tomem como exemplo a iniciativa visando contribuir na educação para um trânsito mais humano. “O prefeito Marçal Filho tem enfatizado em suas falas a questão da educação para o trânsito e a nossa programação busca avançar cada vez mais nesta direção. O Maio Amarelo deste ano se coloca como marco na luta diária de preservação da vida, pois o bem maior é a vida”, pontuou Juscelino.

Membros da Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara de Dourados, os vereadores Rubens Prates e Márcio Pudim falaram da atuação do legislativo municipal em relação ao trânsito local e destacaram que campanhas como o Maio Amarelo devem ser contínuas e a vigilância permanente no sentido de coibir abusos e desrespeito às regras.

Já o secretário-adjunto de Educação, professor José Vicente Tardivo salientou que o prefeito Marçal Filho vem realizando um trabalho humanizado, focando no cuidado com as pessoas e na construção de uma cidade harmônica e aprazível para todos seus habitantes. Ele também destacou o trabalho dos motoristas do transporte escolar na condução das crianças até às escolas e das escolas até suas casas, “um cotidiano de dignidade, consciência e respeito à vida”.

PALESTRA

Convidado para proferir palestra aos condutores, o coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Marcelo Cansanção Silveira, que comandou o pelotão de trânsito de Dourados no início dos anos 2000, abordou o tema “Segurança no trânsito para o motorista do transpor escolar”, com ênfase na “responsabilidade e orgulho de conduzir o futuro”.

Conselheiro do Cetran-MS, cel. Marcelo Silveira, após destacar a importância de Dourados no contexto estadual, fez comparativo do quantitativo populacional e o número de veículos do município. Considerando Dourados com 243.367 habitantes, de acordo com o mais recente Censo do IBGE, e a existência de 187.073 veículos registrados no Detran, constata-se que os veículos representam mais de 76% da população, ou quase um veículo por morador.

Dourados, segundo dados do Detran, conta com 860 veículos de transporte escolar, entre ônibus e microônibus, e um total aproximado de 8 mil condutores habilitados na categoria D. “É muito importante que os condutores tenham acesso à educação, à formação constante, que conheçam de fato a legislação de trânsito,para uma condução segura, que contribua para a preservação de vidas”, mencionou o coronel Marcelo Silveira.

PRÓXIMOS EVENTOS

As próximas atividades da programação do Maio Amarelo são: manhã de sexta-feira, 9, blitz educativa na Avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João; terça-feira, 13, simulação de sinistro e ação educativa com simulador de capotagem e simulador de impacto, na Praça Antônio João. Na quarta-feira, 14, blitz educativa com foco na prevenção de sinistros, no Trevo da Bandeira; quinta, 15, Ação Educativa no Ceim de Vila Vargas e, na sexta, 16, Mobilização Nacional – Maio Amarelo, na Aldeia Bororó.

Fale com a Redação